Domingo no Parque é concerto de abertura de temporada da Corporação Musical Villa-Lobos

Repertório reúne arranjos de sucessos nacionais e internacionais
24/02/2021 14:02h

Foto: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI

‘Domingo no Parque’ é o título do concerto de abertura da temporada 2021 da Corporação Musical Villa-Lobos (CMVL), que será exibido neste domingo, dia 28, às 15 horas, pelo canal da banda sinfônica no YouTube. No repertório, belos arranjos de músicas consagradas no Brasil e no exterior. O concerto conta com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Em sua formação de Banda Sinfônica, com mais de 40 integrantes, a corporação abre a temporada com um novo concerto virtual. “Continuaremos apostando no formato neste começo de ano e esperamos, em breve, poder reencontrar o público”, afirma o maestro Samuel Nascimento de Lima, que comanda o concerto junto com o maestro-assistente, Tiago Morandi Roscani.

O concerto terá início com arranjos do maestro japonês Takashi Hoshide para uma coletânea de temas da franquia de jogos ‘Super Mario Bros.’, composta pelo pianista e diretor de som da Nintendo, Koji Kondo.

“Em seguida, não poderia faltar uma pitada do talento de Amy Jade Winehouse, cantora e compositora londrina conhecida por seu poderoso e profundo contralto vocal e por sua mistura eclética de gêneros musicais, incluindo soul, jazz, R&B e ritmos caribenhos, como o ska”, conta Samuel. “Com arranjo de Peter Kleine Shcaars, apresentaremos ‘A Tribute to Amy Winehouse’”.

Em seguida, um desafio. “Na terceira obra desta tarde, ouviremos uma Fuga, estilo de composição contrapontística, polifônica e imitativa, de um tema principal, com sua origem na música barroca”, explica o maestro. “A obra original é de composição de Stefani Joanne Angelina Germanotta, cantora, compositora, atriz, produtora musical e empresária norte-americana, com arranjo de Giovanni Dettori e adaptação para banda de concerto por Johnnie Vinson”, revela. “Escutem com atenção: este maravilhoso arranjo dará uma dica do nome artístico da compositora”.

Neoclássico

De Alfred Reed, compositor neoclássico norte-americano com mais de duzentas obras para banda de concerto, orquestra, coro e conjunto de câmara, o concerto trará ‘El Camino Real: Uma Fantasia Latina’, com arranjo de Robert Longfield. “A música é baseada em uma série de progressões de acordes comuns a incontáveis gerações de guitarristas de flamenco espanhol - e outros”, conta Samuel. “A primeira seção é baseada na forma de dança conhecida como Jota, enquanto a segunda seção, contrastante, é derivada do Fandango”.

Da série ‘The Mandalorian’, derivada da franquia ‘Star Wars’, o concerto apresenta o tema composto por Ludwig Göransson. Para a gravação original, o compositor tocou muitos dos instrumentos principais para, em seguida, adicionar uma orquestra de 70 instrumentos. “Göransson escreveu quatro horas de músicas para os oito episódios iniciais da série. Em nossa apresentação, ouviremos um arranjo de Paul Murtha com a transcrição para banda de música inspirada no tema original”, explica o maestro.

Em seguida, mais uma homenagem ao cinema. “Mataremos a saudade do Inspetor Jacques Closeau, interpretado por Peter Sellers, na trilha sonora do filme que ganharia os cinemas e os desenhos animados em ‘A Pantera Cor-de-Rosa’, eternizado pela composição genial do grande maestro italiano Henri Mancini, ‘The Pink Panther Theme’, nesta oportunidade executada pela CMVL com arranjo de Johan de Meij”, aponta Samuel.

Para encerrar o concerto virtual, chega Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. “Com arranjos do maestro pernambucano Nenéu Liberalquino, apresentaremos uma coletânea dos sucessos sertanejos ‘Asa Branca’, ‘Baião’ e ‘A Volta da Asa Branca’, contagiados com a energia das madeiras, metais e percussão ‘temperados’ no calor do sertão nordestino”, encerra o maestro.

...serviço...

Domingo no Parque