CPFL Energia investe R$ 20 milhões e cria Laboratório de Mobilidade Elétrica com substituição de frota operacional

Projeto piloto deve substituir 100% da frota convencional por veículos elétricos em Indaiatuba até 2022
04/03/2021 16:17h

Foto: Divulgação

Nos últimos anos, a CPFL Energia tem investido em projetos e pesquisas para levar inovações ao setor de mobilidade, cada vez mais sustentável e com baixa emissão de poluentes. Isso porque veículos mais eficientes e combustíveis limpos farão parte da maioria das ruas das cidades em um futuro próximo.

Entre as iniciativas da CPFL Energia, está a criação do Laboratório de Mobilidade Elétrica em Indaiatuba -- cidade atendida pela CPFL Piratininga. Iniciado em 2020 para a substituição de 100% da frota convencional por veículos elétricos, o projeto piloto prevê aporte de mais de R$ 20 milhões e conta com parceria da GESEL, SENAI CIMATEC, SIEMENS, VW Caminhões e

Onibus, BYD e JAC MOTORS para fomentar os estudos e a criação da infraestrutura desse laboratório.

Serão sete fases de entregas e implementações de veículos. Em sua terceira fase, agora em março, a frota da CPFL Piratininga em Indaiatuba passará a contar com 11 veículos elétricos e 8 eletropostos. Ainda em 2021, a companhia deve somar 19 veículos 100% elétricos nas ruas. A ação e inédita no Brasil por se tratar de carros operacionais com implementos, totalmente adaptados para a operação de campo com Furgão e Picape com armários para serviços técnico-comerciais, Caminhão com Escada Central e Caminhão com Cesto Aéreo. A companhia também fará a implementação de novos eletropostos, totalizando 16 sistemas instalados para atender a demanda de recarga na região.

Hoje, a CPFL Energia conta com uma frota de aproximadamente 4.500 veículos e, com o início das substituições, a companhia já tem 15 veículos elétricos distribuídos em cidades da sua área de concessão como Indaiatuba, Campinas, São Leopoldo, Sorocaba, Ribeirão Preto e Santos.

“O projeto em Indaiatuba engloba uma série de ações estruturantes da área de inovação da CPFL no âmbito da mobilidade elétrica. Estamos trabalhando com visão de longo prazo, a fim de identificar tendências e caminhos para novos negócios em um cenário de mudanças do mercado”, afirma Renato Povia, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL.

A ação faz parte do plano de sustentabilidade da companhia que contempla investimentos, por meio de todas as empresas do grupo, para viabilizar a transformação do setor de energia no Brasil e reduzir os impactos gerados pela natureza do seu negócio. Até 2024, o grupo tem previsão de aplicar mais de R$ 1,8 bilhão para impulsionar a transição para uma forma mais sustentável e inteligente de produzir e consumir energia, maximizando impactos positivos na comunidade e na cadeia de valor. O plano contempla, para o mesmo período, mais de R$ 45 milhões em projetos para fomentar a mobilidade elétrica no Brasil, por meio de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento.

“Somos líderes em geração de energia renovável no Brasil e assumimos o compromisso de, até 2024, manter esse patamar de fontes renováveis e reduzir em 10% o indicador de intensidade de carbono. Indaiatuba será apenas o começo de uma grande transformação”, reforça Povia.

Mais de 90 mil clientes serão beneficiados em Indaiatuba, direta ou indiretamente, com a redução de emissão de gases poluentes e poluição sonora, após a substituição da frota da operação de campo que atende o dia a dia da população, realiza serviços técnicos comerciais e atendimentos emergenciais.

“Nosso objetivo e, em primeiro lugar, entregar um serviço de qualidade e com segurança aos clientes, mas, além disso, queremos incentivar o uso sustentável e consciente da energia. Levar esse projeto piloto para Indaiatuba reforça o nosso compromisso com a comunidade, o meio ambiente e o planeta”, afirma Carlos Zamboni Neto, presidente da CPFL Piratininga.

A iniciativa faz parte do trabalho da CPFL Energia em projetos de pesquisa e desenvolvimento, no âmbito do Programa de P&D da ANEEL.

O projeto também conta com a participação de empresas responsáveis pelo desenvolvimento e aplicação de sistemas que suportem a operação da CPFL:

● SIEMENS: desenvolvimento e aplicação de carregadores para os veículos

● SENAI CIMATEC: desenvolvimento e aplicação de carrocerias considerando os implementos 100% elétricos para os veículos, como cesto aéreo para manutenção da rede elétrica

● Volkswagen: desenvolvimento de 2 caminhões elétricos que receberão as carrocerias em desenvolvimento pelo CIMATEC

● GESEL: braço acadêmico do projeto, que irá realizar estudos sobre impactos ambientais, regulação e incentivos e experiência do usuário.

• Redator(es): CPFL