Corporação Musical Villa-Lobos apresenta concerto virtual em celebração à chegada do outono

Repertório variado será executado em formação completa de Banda Sinfônica
24/03/2021 15:10h

Foto: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI

Com o concerto virtual ‘Chegada do Outono’, a Corporação Musical Villa-Lobos (CMVL) celebra a estação que nos faz um convite à renovação da vida e ao amadurecimento. Neste clima, traz um repertório variado e com grandes sucessos, que serão executados com a formação completa de Banda Sinfônica. O concerto será exibido no sábado (27), às 20h, pelo canal oficial da CMVL no YouTube e conta com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

“Neste clima ouviremos ‘Celebration and Dance’, de James Swearigen, uma obra brilhante e altamente significativa”, destaca o maestro Samuel Nascimento de Lima, que comanda o concerto junto com o maestro-assistente, Tiago Morandi Roscani. “Abrimos com uma fanfarra ousada e atrevida, uma peça repleta de emoção. O trabalho incorpora temas memoráveis em uma ampla variedade de estilos musicais. A excelente escrita de percussão o torna ideal para Festivais ou Concertos. São nossas boas-vindas a esta estação que se inicia”.

Em seguida, uma seleção de músicas imortalizadas por norte-americano Louis Armstrong, com ‘Summertime’ e ‘It Ain’t Necessarily So’, da ópera Porgy & Bess, de George Gershwin, terminando com ‘When the Saints Go Marching In’, uma das canções mais conhecidas e alegres em todo o mundo. “Por volta da virada do século passado, esta música começou a ser tocada por muitas bandas de jazz de Nova Orleans. Ocupou lugar de destaque no repertório ritualizado com que se acompanhavam os funerais naquela cidade”, lembra Samuel. “A melodia surgiu quando os enlutados deixavam a tristeza de lado para celebrar a vida, que deve continuar. A autoria desta obra permanece objeto de pesquisa, mas chegou a ser atribuída a James M. Black por conta de uma canção sua publicada em 1896, mas isto seria assunto para outra ocasião”.

O arranjo desta seleção é do clarinetista, compositor e maestro holandês Johannes Wilhelmus ‘Willy’ Hautvast, solista da Banda da Marinha Real Holandesa de 1951 a 1974, com mais de 250 peças arranjadas e diversos prêmios conquistados.

Bossa Nova

A terceira peça que será executada pela Banda Sinfônica da Corporação Musical Villa-Lobos de Indaiatuba é ‘Soul BossaNova’, composição instrumental muito popular na década de 60, composta em 1962 pelo músico, compositor e produtor musical Quincy Jones em seu álbum ‘Big Band Bossa Nova’ pela Mercury Records.

“Algumas curiosidades acerca deste trabalho: Jones confessou que escreveu a música em vinte minutos, e o instrumento responsável pelo ‘riso’ nos primeiros compassos é a nossa velha amiga cuíca”, conta o maestro. “Esta canção foi tema do filme ‘Um Assaltante Bem Trapalhão’ (1969), de Woody Allen; tema (não oficial) da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1998; e serviu como base para a faixa ‘Number One Spot’, de Ludacris, que integra a trilha sonora da comédia ‘Austin Powers – Um Agente Nada Discreto’ (1998)”.

Sambas

Fechando o concerto virtual, é a vez da ‘Seleção de Sambas’, com arranjo do maestro e compositor brasileiro Luiz Arruda Paes. “Destacaremos os sambas ‘O Orvalho Vem Caindo’, uma composição de Noel Rosa em parceria com Kid Pepe, eternizada em 1933 na voz de Almirante; depois ‘Se Acaso Você Chegasse’, de Lupicínio Rodrigues em parceria com Felisberto Martins, gravada por Cyro Monteiro em 1938”, ressalta Samuel.

“Logo após embarcaremos no famoso ‘Trem das Onze, composição de Adoniran Barbosa imortalizada pelos Demônios da Garoa”, continua o maestro. “Fechando essa maravilhosa seleção chega ‘O Apito do Samba’, uma composição de Luiz Bandeira em parceria com Luiz Antônio, tema de futebol nos cinejornais de Carlos Niemeyer. Desejamos a todos os amigos e amantes da boa música instrumental um bom concerto”.

Repertório

1. Celebration and Dance – Composição: James Swearingen – Regência: maestro Samuel N. Lima

2. Louis Armstrong: Revival Selection – Arranjo: Willy Hautvast – Regência: maestro Tiago Roscani

3. Soul BossaNova – Composição: Quincy Jones – Arranjo: Masoto Myokoin – Regência: maestro Tiago Roscani