Indaiatuba é a cidade com menor número de casos de dengue entre os municípios com mais de 200 mil habitantes da RMC

Dados são do período 1ª de janeiro à 28 de abril de 2021
29/04/2021 11:37h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Saúde divulgou os números relativos aos casos de dengue em toda Região Metropolitana de Campinas (RMC) e classificou Indaiatuba como a cidade com o menor número de casos entre os munícipios com mais de 200 mil habitantes. Os dados foram analisados entre os dias 1º de janeiro e 28 de abril de 2021 (Sinan).

Indaiatuba, com uma população estimada em 256 mil habitantes (IBGE), apresentou ao todo 19 casos de dengue no período acima citado, número inferior a Americana que registrou 71 casos positivos, Hortolândia com 160, Sumaré com 182 e Campinas com 880 registros confirmados para a Dengue.

Comparado os dados coletados de todas as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Indaiatuba tem a 3ª menor incidência em número de casos com uma média de 7,41 registros positivos a cada 100 mil habitantes. Morungaba (7,25) e Itatiba (0,81) foram as duas únicas cidades que apresentaram médias inferiores a Indaiatuba, lembrando que a população dos dois municípios é de 13.781 e 122.581 habitantes respectivamente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam 390 milhões pessoas infectadas pela dengue a cada ano, com aproximadamente metade da população mundial em risco. O número de casos de dengue notificados à OMS aumentou mais de 15 vezes nas últimas duas décadas, e só no Brasil houve um aumento de quase 600% no número de casos entre 2018 e 2019. O Aedes aegypti é um mosquito invasor encontrado em todo o mundo e também transmite Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

- Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.

- Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

CUIDADOS

- Caso apresente febre, usualmente entre 2 a 7 dias, com dois ou mais sintomas associados como: dor de cabeça, aparecimento de manchas vermelhas na pele, vômitos, náuseas, dor atrás dos olhos, fraqueza, dores musculares e de articulação, busque um serviço de saúde para atendimento.

- Não tome qualquer medicamento por conta própria.

DENTRO DAS CASAS E APARTAMENTOS

Verifique seu imóvel 10 minutos por semana em busca de possíveis criadouros do mosquito e elimine-os!

- Tampe os tonéis e caixas d’água;

- Tratamento semanal de piscinas com cloro mesmo em períodos de inverno;

- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

- Mantenha lixeiras bem tampadas;

- Cubra vasos sanitários em desuso;

- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e bandeja de geladeira.

ÁREA EXTERNA DE CASAS E CONDOMÍNIOS

- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

- Limpe ralos e canaletas externas;

- Atenção com bromélia e outras plantas que podem acumular água nas folhas;

- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

- Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Para denunciar um foco de dengue em Indaiatuba: 0800 770 770 2, 3816-6666 ou saude.combateadengue@indaiatuba.sp.gov.br

• Redator(es): Gabriel Beccari