Administração Municipal conclui 11 obras no primeiro quadrimestre de 2021

São novos espaços para prática esportiva, escolas e obras de infraestrutura viária
18/05/2021 16:05h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Administração Municipal conclui 11 obras no primeiro quadrimestre de 2021

A Prefeitura de Indaiatuba conclui 11 obras no primeiro quadrimestre deste ano. Entre elas estão a ampliação e reforma da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) “Profª Francisca Lucinda Bueno” e a construção do Complexo Esportivo do Parque Campo Bonito e da quadra da Emeb “Doardo Borsari”. Duas importantes reformulações de trânsito também foram entregues no período.

Em abril, a Secretaria de Engenharia e Planejamento Urbano entregou a ampliação e reforma da Emeb “Professora Francisca Lucinda Bueno”, localizada no Jardim Lauro Bueno Camargo. O investimento na obra foi de R$ 988 mil, com recursos próprios. Foram construídas seis salas de aula, sanitários, sala multiuso e área de serviços, totalizando mais 557,46m² de área construída. Na área já existente, que era de 678,02m², a reforma contou com adaptação de uma sala de aula para sala de professores e sala multiuso, a manutenção e pintura das salas e dos banheiros.

No mesmo mês foi concluída a construção da quadra coberta da Emeb “Doardo Borsari”, no bairro Videiras, com investimento de R$1,2 milhão. A quadra poliesportiva foi construída com piso armado polido e tem área de arquibancada. Também foram construídos vestiários com banheiros, sala de administração e depósito, copa, sala de apoio e secretaria. O terreno pertencia à Sociedade Amigos do Bairro Videiras e foi doado com o acordo de uso compartilhado com a Prefeitura, o que beneficiará a comunidade local. A população poderá usar a quadra à noite e aos finais de semana, quando os estudantes não estiverem utilizando o espaço.

A ampliação e reforma do prédio do 1º Distrito Policial de Indaiatuba foi concluída também em abril, por equipe própria da Secretaria de Obras e Vias Públicas. O prédio localizado na rua Jacob Lyra, no Parque das Nações, ganhou 195m² de área construída para abrigar três celas blindadas e dois novos banheiros. No espaço já existente foram feitas adequações para atender as necessidades do Distrito Policial.

No primeiro quadrimestre de 2021 a Administração Municipal entregou as reformulações de trânsito do Jardim Esplanada e da avenida Manoel Ruz Peres. No Esplanada, a principal mudança foi a construção de uma rotatória na rua Manuel Iglesias, ordenando os veículos na confluência com as ruas Antônio Tavares de Campos e alameda José Amstalden. As mudanças viárias no local incluíram a direção de trânsito em algumas ruas e a abertura de acessos para a rua Carlos Eduardo Cardoso da Silva e para a rua Célia Calonga.

A obra na Manoel Ruz Peres incluiu semáforos nas confluências com a Avenida dos Artífices e com a rua Benedito Estevam, na região do Jardim João Pioli, e mudanças de direção do trânsito Avenida dos Artífices e rua Benedito Estevam, que foi prolongada e interligada com a avenida Artes e Ofícios.

A avenida Domingos Ferrarezzi ganhou uma rotatória no ponto de confluência das ruas José Júlio Finatti, no acesso ao bairro Portal do Sol, e Antonio Beccari, no acesso ao Jardim Monte Verde.

Ainda em abril, o Departamento de Trânsito da Secretaria de Obras e Vias Públicas instalou conjuntos semafóricos em dois pontos da Rua Silvio Candello, no Jardim Morada do Sol. Os equipamentos atendem os cruzamentos com as ruas Antônio Angelino Rossi e João Narezzi.

A construção de Complexo Esportivo do Parque Campo Bonito foi concluída em fevereiro deste ano. O espaço com piscina e ginásio poliesportivo fica ao lado da unidade de saúde do bairro e conta com 2.780,24 m² de área construída. São dois blocos, sendo um com piscina semiolímpica aquecida, arquibancada, vestiários, academia, espaço multiuso para exercícios aeróbicos e/ou lutas e sala para exames. O segundo bloco abriga o ginásio poliesportivo com uma quadra de medidas oficias e arquibancada com capacidade para 463 pessoas. Essa parte do complexo conta, ainda, com vestiários e banheiros. A obra recebeu investimento de R$ 4,9 milhões.

Na lista de obras que foram concluídas no primeiro quadrimestre deste ano ainda se enquadram a reforma geral no Caps-I (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil) e a construção de espaços Pet na praça Três Marias e Parque das Frutas.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno