Secretaria de Educação de Indaiatuba retoma aulas presenciais a partir de 07 de junho

Apoio on-line será mantido para as crianças que não optaram pela volta presencial
27/05/2021 10:32h

Foto: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI

A Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba retomará as aulas presenciais a partir do dia 07 de junho. A data vale para os alunos do Maternal I e II, Etapas I e II, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). O retorno presencial não é obrigatório. O apoio on-line pelo Google Meet será mantido para as crianças que não optaram pela volta presencial e para alunos do grupo de risco. As atividades pedagógicas impressas continuam sendo obrigatórias para todos os alunos.

Para os pais que optaram pelo retorno presencial dos seus filhos, a Secretaria Municipal de Educação iniciará com até 35% da capacidade de acolhimento da sala de aula. As oficinas, que são ofertadas nas escolas de período integral acontecerão também de forma presencial, conforme o cronograma de cada unidade escolar

As escolas municipais seguirão um rigoroso protocolo de biossegurança aprovado pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria da Educação, de acordo com as deliberações do Plano SP. O atendimento específico aos profissionais de educação através do Teleatendimento Covid-19 será retomado no dia 07 de junho.

As famílias devem manter um contato de WhatsApp ativo com a escola em que o filho está matriculado, pois todas as informações pertinentes ao retorno presencial, aulas on-line e atividades pedagógicas serão repassadas por este canal de comunicação. Dúvidas podem ser esclarecidas nas próprias unidades escolares, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou na Secretaria de Educação pelo telefone 3801-9191.

Aulas Presenciais

Indaiatuba está classificada na fase de transição do Plano São Paulo de Retomada Consciente, portanto a presença dos estudantes em sala de aula está limitada a até 35% da capacidade. É importante o responsável manter o contato com a escola para receber todas as informações pertinentes ao retorno presencial.

No dia 21 de maio a Secretaria de Educação realizou uma consulta junto aos responsáveis para optarem ou não pelo retorno presencial dos filhos no período de 07 de junho até final de julho. A partir do dia 12 de julho uma nova pesquisa será enviada aos pais.

Maternal I e II

Para estes alunos o retorno presencial será de segunda a sexta-feira, sendo que as crianças do Maternal I frequentarão as aulas no período da tarde e os do Maternal II irão no período da manhã.

Pré-escola, Ensino Fundamental e EJA

Para estes alunos as aulas presenciais acontecerão às segundas, quartas e sextas, no período em que o aluno está matriculado. O responsável deve manter o contato com a escola para saber o dia que o aluno deverá ir à aula presencial.

Aula on-line

O apoio pedagógico on-line através do Google Meet será mantido para os alunos que não optaram pelo retorno presencial e para aqueles que são do grupo de risco. Estas aulas atenderão as crianças das Etapas I e II e Ensino Fundamental, nas terças e quintas-feiras. O horário e link em que a aula estará disponível para o aluno serão informados pelo contato registrado na escola.

Atividade Impressa

As atividades pedagógicas impressas continuam sendo obrigatórias para todos os alunos. Os pais devem retirar as atividades na unidade escolar do aluno, e depois devolvê-las para os professores corrigirem.

Protocolos de Segurança

As unidades escolares irão aferir a temperatura de todos que entram na escola. O uso de máscara e garrafa individual de água são obrigatórios. A alimentação das crianças será servida embalada individualmente. As carteiras estão com distanciamento de segurança, e foi instalado dispenser de álcool em gel na entrada da unidade escolar e em todas as salas de aula. A limpeza das áreas comuns acontecerá várias vezes ao dia.

Para o retorno seguro é necessário o cumprimento rigoroso dos protocolos de biossegurança por todos os presentes no ambiente escolar.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi