Centro de Referência em Atenção à Pessoa com Deficiência mantém aula virtual com os alunos do projeto Gente Eficiente

O objetivo das aulas é a inclusão social para o exercício da cidadania por parte dos jovens
16/06/2021 10:40h

Foto: Divulgação RIC/PMI

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência em Atenção à Pessoa com Deficiência, decidiu manter as aulas, com os alunos do projeto Gente Eficiente, virtuais, para que as atividades não sejam prejudicadas devido ao agravamento da pandemia em Indaiatuba. Na última terça-feira (15) não haviam leitos disponíveis para enfermaria e nem UTI Covid-19 na cidade.

O Centro de Referência em Atenção à Pessoa com Deficiência fica localizado na Rua da Caixa D’Água, 162 – Jardim Santa Cruz – e tem como objetivo ofertar serviços, projetos e atividades de convivência para pessoas com deficiência, possibilitando a inclusão social para o exercício da cidadania, respeitando suas limitações, potencializando desejos e valorizando sua autoestima.

O Projeto Gente Eficiente busca na inclusão social de adolescentes, jovens e adultos de ambos os sexos, a partir dos 15 anos com alguma deficiência física, mental, auditiva, visual ou com múltiplas deficiências, a oportunidade de promover a relação social entre eles, o respeito de suas limitações, a valorização da autoestima e muito mais.

A primeira reunião on-line com os jovens foi realizada em 15 de abril. Eles foram afastados das aulas presenciais por pertencerem ao grupo de risco. As aulas acontecem uma vez por semana às quintas-feiras às 16h.

“Apesar das dificuldades, porque muitos dos nossos alunos são de famílias carentes, a gente tem conseguido uma adesão muito boa. Uma média de 18 a 20 jovens participam toda semana das atividades propostas pelo projeto Gente Eficiente do Centro de Referência em Atenção à Pessoa com Deficiência. A interação com os professores, monitores e entre eles é parte fundamental para o desenvolvimento desses jovens”, comentou a coordenadora do departamento de proteção especial, Alzira Ribeiro da Silva.

As atividades desenvolvidas em aula são: desenho, expressão corporal, conhecimento do corpo, bem estar, autocontrole, combate ao estresse, compreensão do comando-pensamento concreto e abstrato, raciocínio lógico, interação animal, associação de ideias, criatividade, musicalidade e muito mais.

A Secretaria de Assistência Social ainda lembra que se houverem jovens interessados em participar do projeto Gente Eficiente, que procurem o Centro de Referência em atenção à Pessoa com Deficiência.

Endereço: Rua da Caixa D’Água, 162 – Jardim Santa Cruz

Telefone: (19) 3875.2816