Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeito e Superintendente Adjunta do Saae Vanessa Kuhl se reúnem com membros do Conirpi

  • Publicação: 16/06/2021 15:53h
  • Redator(es): DCS
  • Release N.º: 646

Foto

Foto: Divulgação

O Prefeito Nilson Gaspar, presidente do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRP), se reuniu na segunda-feira (14), com os membros do Consórcio, entre eles os prefeitos de Salto, Laerte Sonsin, de Itu, Guilherme Gazzola, representantes do prefeito de Cabreúva e a Superintendente Adjunta do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), Vanessa Kuhl.

A proposta do encontro é a prorrogação do convênio para construção da Barragem do Rio Piraí, entre outras tratativas de licenciamento ambiental.

O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí foi instalado solenemente no dia 12 de junho de 2003, visando resolver os problemas hídricos dos quatro municípios que o formam. Desde então, reuniões tem sido realizadas para a concretização da Barragem.

Em 2017 o projeto da barragem recebeu licença ambiental. O documento foi liberado pela Cetesb, órgão estadual. A etapa começou em 2011 com um estudo de impacto. Alguns questionamentos ambientais foram enfrentados, entre eles a preservação da sede da Fazenda Piraí.

A solução encontrada pelos técnicos e aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico (CONDEPHAAT) foi a construção de um dique de proteção e um projeto de valorização das estruturas tombadas. A Barragem do Piraí será mais uma importante obra para sustentabilidade hídrica dos municípios envolvidos.


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba