Aulas virtuais são alternativa para crianças e adolescentes se exercitarem na pandemia

Nova série é atualizada semanalmente no site da Prefeitura de Indaiatuba
29/06/2021 10:37h

Foto: Divulgação/ONED

A nova série de Aulas Virtuais promovida pela Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, segue levando exercícios e bem-estar para a população, em diversas modalidades, com orientações gravadas pelos professores dos projetos Esporte Cidadão, em parceria com a ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto), Juventude Esportiva e do Departamento de Lazer. Para acompanhar, basta acessar www.indaiatuba.sp.gov.br/esportes/aulas-virtuais/.

Ideal para todas as idades, as Aulas Virtuais trazem opções para a prática de exercícios para crianças e adolescentes, impossibilitadas de frequentar as aulas presenciais dos projetos educacionais da Secretaria Municipal de Esportes durante a pandemia de Covid-19.

“Sabemos da importância que projetos como o Esporte Cidadão e Juventude Esportiva trazem às nossas crianças e jovens, que além de se exercitar com o apoio de nossa equipe de profissionais, encontram no esporte várias oportunidades que podem transformar as suas vidas”, conta Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos, secretário municipal de Esportes. “Por isso, as Aulas Virtuais são importantes para que todos mantenham esta rotina de atividades”.

Um exemplo disso é Sara Piato de Salles, de 13 anos, que voltou a fazer atividade física depois de mais de um ano parada, desde que as aulas do projeto Esporte Cidadão foram suspensas devido à pandemia do Coronavírus. Ela é aluna do projeto desde 2019, e está inscrita nas modalidades Natação e Ginástica Rítmica.

Cristiane Aparecida Piato, mãe de Sara, conta que a filha não perde uma aula online. “Achei muito legal essa ideia, porque mesmo se as aulas presenciais estivessem acontecendo, eu não a levaria. Então, é uma forma dela estar ligada com as professoras, estar em contato. A Sara já aprendeu movimentos novos, não está parada. Acho isso importante”, comenta.

Sara afirmou que está gostando bastante das aulas. “É bem legal para a gente continuar aprendendo. As Aulas Virtuais vão me dar mais flexibilidade e força”, revela. “Faço movimentos que, por conta da pandemia, eu não podia aprender e agora as Aulas Virtuais estão me ajudando”.

Cristiane disse ainda que ela e a sobrinha também fazem as Aulas Virtuais do Esporte Cidadão, junto com a filha. “Estamos fazendo as aulas junto com a Sara desde o primeiro dia. E na primeira aula ficamos bem cansadas”, comenta.

Gratificante

A professora de Ginástica Rítmica, Thais Souza, ressaltou que o trabalho tem sido gratificante. “É ótimo saber que as aulas estão chegando aos nossos alunos e que estão reunindo famílias para se exercitar”, afirma. “Nosso objetivo é que as crianças mantenham o contato com a modalidade e com os professores, e que tenham uma opção de atividade física para fazer em casa”.

Para tanto, as aulas são preparadas com muito carinho. “Estamos adaptando as aulas para o formato online, utilizando o espaço e os materiais que os alunos possam ter em casa”, explica Thais.

Quando soube das Aulas Virtuais de Natação, Sara não escondeu sua surpresa. “Eu não sabia que dava para fazer aula de Natação virtual, que a gente podia fazer exercícios de Natação fora da água. É muito legal”, ressaltou a aluna.

Segundo a professora de Natação, Gabriela Feltran, as Aulas Virtuais têm sido desafiadoras. “Quando o projeto das Aulas Virtuais nos foi proposto, uma grande questão ficou na nossa cabeça: como vamos tirar a Natação de dentro da piscina e fazer com que os exercícios sejam aplicados aos alunos fora da piscina?”, recorda.

A resposta foi desafiadora. “Tivemos que nos reinventar e começar do zero, não foi fácil”, conta Gabriela. “Espero que os alunos estejam se divertindo ao assistir e fazer as aulas, tanto quanto estamos nos divertindo para gravá-las”.

Gabriela lembra que foi preciso muito esforço. “Me deixa muito feliz saber que todo nosso trabalho, estudo e planejamento tem tido um resultado tão bom e que os alunos estão realmente fazendo as aulas, e o melhor, aprendendo e se divertindo”, revela a professora. “Nós só temos que agradecer a todos que estão seguindo as aulas. Estamos morrendo de saudades de cada aluno e não vemos a hora de estar de volta à piscina”.

Para Valéria Bonatti, coordenadora de área pedagógica da ONED, parceira da Secretaria Municipal de Esportes no projeto Esporte Cidadão, “as Aulas Virtuais também oferecem a oportunidade para as crianças conhecerem outras modalidades, bem como os professores que atuam em outras áreas. Tudo isso poderá contribuir para aperfeiçoar o aprendizado de diversas modalidades esportivas coletivas e/ou individuais, incentivando-as a praticar esportes”.

Para acompanhar as aulas, que são atualizadas semanalmente, basta acessar www.indaiatuba.sp.gov.br/esportes/aulas-virtuais/.

O Esporte Cidadão (Ano VI), projeto de esporte educacional desenvolvido pela ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto), em parceria com a Secretaria de Esportes da Prefeitura de Indaiatuba, recebe recursos via Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, com apoio da Fundação John Deere, Mann+Hummel do Brasil e Smart Fit.

• Redator(es): Fabiana Biondi (ONED) e Fábio Alexandre