Em dia de vacinação, pessoas em situação de rua recebem roupas e cobertores da Secretaria Municipal de Assistência Social

02/07/2021 12:32h

Foto: Leonardo Cruz RIC/PMI

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a doação de cobertores e roupas para as pessoas em situação de rua que foram receber a vacina contra a Covid-19 no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), localizado no Jardim Santa Cruz, nesta sexta-feira (2).

A busca ativa feita pela equipe do Serviço de Abordagem Social mapeou durante a semana 33 pessoas em situação de rua. Hoje, as equipes conseguiram levar até o Creas mais 17, totalizando 50 pessoas em situação de rua imunizadas com a vacina de dose única Janssen.

Durante a semana, sempre é ofertado para este público a opção de banho, café da manhã, roupas limpas e atendimento especializado. Caso eles queiram, podem ser encaminhados para o acolhimento na Comunidade Farol, a qual a Prefeitura tem parceria. São 99 vagas destinadas para pessoas em situação de rua, 81 para homens e 12 para mulheres, além de 6 vagas para república.

Caso necessário, o Serviço de Abordagem Social encaminha as pessoas para alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou para o Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (Caps AD) locazalido na Avenida Presidente Vargas, 890 – Vila Vitória 2.

Segundo o Secretário de Assistência Social, Hélio Ribeiro, é importante manter essas pessoas próximas dos equipamentos públicos para assisti-los da forma mais adequada. “Precisamos cuidar desse público em vulnerabilidade social, traze-los para perto dos serviços que auxiliam na ressocialização. Muitos precisam de assistência, mas tem vergonha de solicitar. Nós estamos aqui para isso, para cuidar, para zelar das pessoas que mais precisam. Essa é a função da Secretaria de Assistência Social. A parceria com a Secretaria de Saúde para imunizar as pessoas em situação de rua com uma vacina de dose única, é uma prova de como a administração do Prefeito Nilson Gaspar pensa nessas pessoas, carentes, que precisam de auxílio”, ressaltou o Secretário.

Durante os próximos dias se forem identificados mais pessoas nesta situação, a equipe do Serviço de Abordagem Social fará o cadastramento para que eles recebem também a vacina contra a Covid-19.

• Redator(es): Gabriel Beccari