Camerata Filarmônica de Indaiatuba tem inscrições abertas para curso de iniciação musical

Aulas gratuitas acontecem para moradores dos bairros atendidos pelos CRAS III e VI
02/07/2021 15:45h

Foto: Lillian Larangeira/Acafi

A Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba (Acafi) em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, abre inscrições gratuitas para o curso Encontros Musicais, voltado para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que já possuem experiência ou gostariam de se desenvolver musicalmente através do canto.

Serão oferecidas um total de 120 vagas para moradores dos bairros atendidos pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) III e VI, localizados no Jardim Morada do Sol e Campo Bonito, respectivamente.

Neste curso de nível iniciante, os alunos darão os primeiros passos na música através de videoaulas semanais com a professora Mariana Trento. Após a inscrição, todos terão acesso a uma plataforma gratuita com vídeos, textos e atividades criadas para aproximar os alunos do mundo da música.

Para os alunos que não possuem acesso à internet, a Camerata irá oferecer o conteúdo impresso, que será distribuído mensalmente no CRAS III e VI. Além do conteúdo via plataforma digital ou com retirada do material, os alunos com acesso à internet contarão com atendimento online direto com o professor, para tirar dúvidas ou para acompanhar de perto a evolução de cada aluno da turma.

“Durante as aulas, os alunos aprenderão que o primeiro instrumento que possuem à disposição é a própria voz”, lembra a maestrina Natália Laranjeira, Diretora Artística e Cultural da Acafi. “Além disso, com materiais recicláveis que o aluno possa encontrar em casa, também montaremos instrumentos”.

Vivências

As aulas do Encontros Musicais são direcionadas a vivências diversas, como experimentações de instrumentos variados, canto coral, treinamento auditivo, solfejo (exercício para aprendizado de notas musicais), percepção rítmica, entre outros exercícios que compõem um primeiro contato direto, multidisciplinar e focado com a música. “Este é um projeto de iniciação musical e os alunos que quiserem prosseguir no aprendizado chegam aos demais projetos do Camerata Comunidade com conhecimento e um pouco mais de experiência”, ressalta Natália.

As inscrições seguem até o próximo dia 17 e o curso terá início no dia 27 deste mês, sendo concluído no dia 12 de dezembro. Vale destacar que os alunos serão selecionados por ordem de inscrição e que após o início das aulas, aqueles que tiverem 75% de frequência e entregarem as atividades semanais receberão um certificado de conclusão do curso.

Os interessados devem acessar https://bit.ly/3iY7Mux, conferir o regulamento e preencher o formulário de inscrição. Quem não tiver acesso à internet pode agendar sua inscrição pelo telefone (19) 98303-7213, onde também é possível obter mais informações.

“Estes projetos de iniciação musical são meu principal projeto de vida”, destaca a maestrina. “Queremos que as crianças e adolescentes tenham acesso à música, entendam o fazer musical, passando isso também para seus familiares”, continua. “Desta maneira, movimentamos a economia criativa, pois mesmo que os alunos não queiram continuar seu aprendizado na música, passarão a respeitar a classe artística de um modo geral”.

O CRAS III está localizado na Rua José Pioli, 96, no Jardim Morada do Sol, e o CRAS VI fica na Rua Benedita Carvalho, 213, no Parque Campo Bonito. Para saber mais sobre este e outros projetos da Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba, acesse www.cameratafilarmonica.org.
  • Redator(es): Fábio Alexandre