Empreenda Rápido abre inscrições para o curso de fabricação de pães doces e semi doces

Curso totaliza a duração de 45h de carga horária nos cinco sábados
23/07/2021 10:51h

Foto: Divulgação

O programa Empreenda Rápido, por meio do Sebrae Aqui Indaiatuba, lança turma, gratuita e presencial, sobre o curso de “Fabricação de pães doces e semi doces” que acontece do dia 25 de agosto até 25 de setembro das 8h às 17h, aos sábados, no Sesi- Indaiatuba. Serão cinco encontros com nove horas de duração diárias. O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 18 anos de idade.

O foco é a fabricação de pães e similares, do balanceamento ao acabamento final do produto. A proposta é ensinar os alunos a desenvolver competências para auxiliar nas operações de todo o processo de produção. Vão ser utilizados maquinários e equipamentos, conforme as normas e legislações sanitárias, ambientais e de segurança no trabalho.

Serão disponibilizadas 16 vagas e os interessados podem se inscrever pelo link: https://www.sympla.com.br/fabricacao-de-paes-doces-e-semi-doces-----senaisebrae---1764__1278419. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone: (19) 3834-9272.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Boas Práticas de Fabricação

• Identificar normas técnicas e legislação;

• Identificar as medidas preventivas necessárias para evitar contaminação por microrganismos;

• Associar as características dos alimentos com a sua conservação;

• Identificar fatores que interferem na vida de prateleira dos alimentos;

• Reconhecer métodos de higienização em equipamentos, utensílios e maquinários;

• Reconhecer técnicas de armazenamento, conforme boas práticas de fabricação.

Balanceamento

• Aplicar cálculos (Rendimento, encomenda e balanceamento)

Fundamentos de panificação

• Reconhecer as funções das matérias primas;

• Analisar as quantidades necessárias de matérias-primas de acordo com o tipo de massa;

• Identificar as influências das matérias-primas e insumos na qualidade do produto final.

Panificação

• Aplicar Boas Práticas de Fabricação;

• Identificar equipamentos;

• Aplicar o fluxograma de produção;

• Identificar e aplicar diferentes parâmetros de processo;

• Identificar regras de segurança no trabalho;

• Controlar variáveis de processo (tempo, temperatura);

• Programar e operar máquinas e equipamentos;

• Manusear utensílios específicos da área;

• Executar planejamento da produção;

• Elaborar produtos de acordo com a formulação e balanceamento;

• Produzir massas semi-doce, doce e produtos derivados, tendo em vista sua padronização;

• Dividir massa de forma padronizada;

• Modelar e decorar os produtos;

• Acondicionar as peças em assadeiras;

• Embalar os produtos;

• Dar acabamento final aos produtos;

• Controlar o processo de fermentação e forneamento;

• Avaliar produtos finais.

SERVIÇO

DATAS/ HORÁRIOS: do dia 25 de agosto a 25 de setembro (das 8h às 17h – aos sábados).

LINK DE INSCRIÇÃO: https://www.sympla.com.br/fabricacao-de-paes-doces-e-semi-doces-----senaisebrae---1764__1278419.

LOCAL: SESI INDAIATUBA - AV. FRANCISCO DE PAULA LEITE, 2701 – JARDIM CALIFÓRNIA.
  • Redator(es): Alyne Cervo