Equipe da Emeb Galdino Augusto Lopes Chagas colore espaços da escola para estimular o aprendizado

• Publicação: 23/07/2021 15:23h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi

Foto: Divulgação

A equipe da Emeb e Creche Prof. Galdino Augusto Lopes Chagas coloriu os espaços da unidade para receber os alunos para o retorno presencial das aulas. As pinturas foram feitas pensando na proposta de atividades de estimulação infantil a partir dos conteúdos e projetos trabalhados pela Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba.

As paredes da entrada da escola receberam pintura que contemplam o Projeto Ler Faz Bem, as quais retratam a magia do mundo da leitura, e tornam mais acolhedor o ambiente onde os pais e alunos são recepcionados para retirar as atividades impressas.

Nas áreas externas, onde ficam o “Parque I” e “Parque II”, destinados às atividades de recreação e movimento, algumas paredes foram coloridas com desenhos de flores e aves, os quais contemplam a temática Meio Ambiente. No chão foram desenhados circuitos para desenvolver atividades de pequenos deslocamentos, além de etapas para apresentar de forma lúdica as letras e números aos alunos.

No corredor de acesso às salas de aula do Bloco 2 foi feito desenhos de peixes e elementos que precisam ser preservados para a conservação do Meio Ambiente que desenvolvemos nas atividades com os alunos.

As paredes do Porão de Contação de Histórias receberam pintura de personagens dos contos clássicos infantis, para estimular e desenvolver o hábito de leitura. Neste espaço as crianças terão contato com a leitura, contação, reconto, teatro e criação de histórias, diretrizes propostas pelo Projeto Ler Faz Bem.

A “Cidade Galdino” foi criada na área de atividades do Bloco 2, onde foi reproduzido, de forma divertida e didática, o bairro em que está instalada a escola. O objetivo é fazer com que as crianças compreendam a importância dos pontos de referência para a localização espacial, além de trabalhar com a representação da via pública para ensinar o deslocamento com os cuidados básicos para evitar acidentes no trânsito.

Em outra parede do pátio do Bloco 2 foram feitos murais para a exposição de fotos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Ao lado da cozinha onde são preparados os alimentos dos alunos, foram feitas pinturas para reforçar os hábitos saudáveis trabalhado no Projeto Alimentação Saudável.

Já no “Porão de Atividades” será criado ilustrações de indivíduos de diferentes etnias, para demonstrar o conteúdo direcionado pelo Projeto Relações Étnico-Raciais.

As pinturas têm sido divulgadas para a comunidade escolar através de fotos e vídeos enviados aos responsáveis nos grupos de WhatsApp das turmas da escola.