Governo do Estado amplia horário de funcionamento e capacidade de atendimento no Plano SP

Alterações entram em vigor a partir do próximo domingo (1)
28/07/2021 16:35h

Foto: Divulgação

No início da tarde desta quarta-feira (28) o governador João Doria anunciou alterações das regras da fase de transição do Plano SP. As principais mudanças consistem na ampliação da capacidade de público presencial e horário de funcionamento de comércios e serviços não essenciais a partir do próximo domingo (1). As alterações foram decididas baseada nas sucessivas melhoras dos índices de saúde e vacinação acelerada contra a Covid-19.

As novas regras permitem o funcionamento de comércios, serviços em geral e espaços religiosos até às 0h, com limite de ocupação presencial de até 80% da capacidade. O fim do toque de recolher durante as madrugadas também foi decretado. Eventos que geram aglomerações, casas noturnas, shows, entre outros seguem proibidos. Estas normativas da fase de transição vão valer entre os dias 1 e 16 de agosto.

Foi orientado que o acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes deverá ser interrompido às 23h, com atendimento permitido até meia-noite.

Estão mantidos o uso obrigatório de máscara em ambientes de acesso público, distanciamento mínimo de um metro, bem como a recomendação de escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores dos setores de comércio, serviços e indústrias. Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP (saopaulo.sp.gov.br/planosp/).

O Governo do Estado prevê avançar para a fase de retomada segura a partir de 17 de agosto, com a condição da melhora da pandemia e vacinação acelerada. Para esta etapa a expectativa é eliminar todas as restrições de horário e liberar atendimento presencial com capacidade de 100%, mas com manutenção das regras para máscaras, distanciamento e protocolos sanitários.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi