Relações Institucionais

 

Notícias

Saae recupera nascente no bairro Mirim

  • Publicação: 29/07/2021 16:24h
  • Redator(es): Rose Parra DCS
  • Release N.º: 870

Foto

Foto: DCS/Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) iniciou os trabalhos de recuperação em mais uma nascente, desta vez, em uma propriedade rural localizada no bairro do Mirim. De acordo com o coordenador do Setor de Meio Ambiente, da Autarquia, Ildo de Sousa Dias, responsável pelo Programa de Recuperação de Nascentes, os trabalhos nessa nascente iniciaram com a localização do ponto da nascente e desassoreamento da mesma. Foram realizados também trabalhos de controle de erosão para evitar processos erosivos e isolamento da Área de Preservação Permanente para favorecer a regeneração natural do fragmento florestal existente.

O Saae através dos trabalhos realizados nessa propriedade tem o objetivo de incentivar e estimular que as ações ambientais ali implantadas e bem-sucedidas se repliquem em outras propriedades rurais.

Nos últimos cinco anos o Saae realizou serviços de preservação e recuperação em 72 nascentes.

Para a estabilidade dos serviços já realizados existe uma equipe que realiza a manutenção periódica nas nascentes do programa.

São realizados serviços de limpeza, manutenção no entorno das nascentes, replantio, controle de formigas e de espécies invasoras dominantes, adubação, controle de processos erosivos, e orientação ao proprietário rural quanto às boas práticas de uso e de manejo das Áreas de Preservação Permanente (APP).

A recuperação das nascentes é fundamental para o aumento da disponibilidade hídrica e a melhoria na qualidade da água, por isso os trabalhos são constantes.

“Todas essas condições mostram a importância e os benefícios que existem na conservação e recuperação das nascentes. A falta d’água já é realidade em diversos cenários no próprio Brasil, cabe a nós, hoje, transformar essa realidade para as futuras gerações. Além de transformar a realidade futura, no presente com atitudes como essa, podemos trazer benefícios produtivos, econômicos e sociais”, complementa Ildo.

O proprietário rural que tiver interesse em aderir ao programa deve procurar o Saae e manifestar seu interesse para que os técnicos do Setor de Meio Ambiente visitem a propriedade e realizem estudo de caso e proposta de recuperação da área.

Programa Município VerdeAzul

Vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – Fecop.


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba