Prefeito recebe Lucas Caloro de Indaiatuba que conquistou o 5º lugar absoluto no Campeonato Brasileiro de natação no ranking nacional

Homenageado recebeu certificado e broche com o emblema da cidade
30/08/2021 15:53h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Na manhã desta segunda-feira (30), o prefeito Nilson Gaspar (MDB) recebeu, no Gabinete o atleta Lucas Batista Gomes, conhecido como “Lucas Caloro”, que ganhou o 5º lugar da competição José Finkel, em Bauru, na prova de 50 metros borboleta. Ele participou de outras duas provas, de 100m e 200m borboleta, onde se classificou entre os cinco melhores do país. Com o tempo de 23 segundos e 22 centésimos, ele entrou em 12º lugar entre os melhores atletas do mundo.

Na ocasião, o prefeito entregou um certificado parabenizando o resultado nas competições e classificações, além de um broche com um emblema de Indaiatuba para o atleta. “Uma conquista muito importante que traz incentivos para os nossos jovens aqui de Indaiatuba, porque o esporte é saúde. O esporte tira muitas pessoas das dificuldades e caminhos errados. Quando a gente incentiva o esporte como nós fazemos aqui, transformamos cidadãos em pessoas melhores. Por isso, que estamos investindo muito forte aqui no esporte de base e em infraestrutura. Esse é o maior ganho que nós temos”, conta Gaspar.

Em conversa, o atleta contou a sensação desta conquista e disse que a partir de agora os treinos deverão ser mais intensos. Atualmente ele faz nove treinos na água, fora a preparação física antes de nadar. Além disso, também treina na academia duas vezes na semana “Eu fico muito feliz, porque é um trabalho que já vem de anos. A única coisa que eu pensei depois de ter visto o ranking foi que agora eu tenho que trabalhar o dobro para avançar mais. Tenho que trabalhar mais, porque senão eu vou ter o mesmo resultado e eu quero ser melhor. Na próxima competição quero estar entre os três melhores.”, explica Lucas Caloro.

As próximas competições de que participará são os campeonatos Open no final do ano e o Paulista. Ele já planeja seu futuro no esporte. “Sou formado em Educação Física, além de nadar também dou aula. A natação é minha vida, e quero seguir nela depois de me aposentar. Quero continuar como técnico, preparador físico ou biomecânico”.

O Secretario de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, avalia a importância do apoio da Prefeitura de Indaiatuba para que os resultados do atleta da ADI ( Associação Desportiva de Indaiatuba ) fossem positivos. “ Esta é uma gestão que está comprometida com o esporte da nossa cidade e não para por ai. Quando a gente fala de modalidade esportiva não pensa apenas na natação, mas também em outras modalidades. A Secretaria de Esportes está muito comprometida com nossos atletas para que a gente possa fazer um bom trabalho.”

No evento estiveram presentes também o treinador, Cristian Soldano, acompanhado do presidente da ADI, Maximiliano Undiatti. O prefeito ainda destacou que Indaiatuba está colhendo bons frutos decorrente de investimento na infraestrutura e no empenho dos profissionais.

“Temos o Projeto Juventude Esportiva que foi uma ideia de um aluno de uma escola pública no Papo Jovem. O Esporte Cidadão vai até os 15 anos e o Juventude Esportiva vai dos 16 aos 21 anos. Com essas modalidades novas que acabaram acontecendo e a ampliação do número de oferta de vagas, conseguimos que muitos adolescentes participassem e vários deles foram para o esporte de alto rendimento. O resultado é que muitos destes foram para as competições e Indaiatuba foi campeã dos Jogos Regionais por dois anos consecutivos, coisa que nunca aconteceu na história da nossa cidade. Isso graças a investimento, trabalho, infraestrutura e a valorização dos nossos profissionais do esporte”, acrescentou o prefeito.
  • Redator(es): Alyne Cervo