Prefeitura e Saae lançam Programa piloto para uso de água de chuvas em prédios públicos

• Publicação: 31/08/2021 14:59h
  • Redator(es): Rose Parra DCS

Foto: DCS/Saae

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba, através da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente e o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), deram início a um programa piloto para uso de água de chuvas em prédios públicos. O primeiro prédio onde será desenvolvido o piloto é a EMEB Wladimir Oliver no Jardim Oliveira Camargo, que já possui o sistema de captação e será colocado em prática o uso dessa água em diversos locais que não exijam potabilidade da água, como lavagem de pátios e quintais, irrigação e descarga em vasos sanitários.

O Sistema de coleta de água de chuva da EMEB Wladimir Oliver atende as normas da ABNT nº 15527 para aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis, e são compostos por calhas que conduzem a água de chuva para um reservatório inferior de capacidade de 36.000 litros, filtros, bombas e reservatório superior que faz a distribuição da água para os pontos de uso.

A proposta a médio e longo prazo é incluir o sistema nas construções Municipais a partir de 2022 e estender o modelo para pelo menos 10% de espaços em funcionamento até 2028.

O Programa será desenvolvido por uma equipe de técnicos do Saae e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEMURB), e vai de encontro com a diretiva do Programa Município Verde Azul (PMVA).

Esta ação visa conscientizar a população quanto a importância do projeto como laboratório vivo de consciência pública, voltada à sustentabilidade e a preservação ambiental. A captação da água da chuva representa uma grande responsabilidade social e de consciência ambiental.

Vantagens e benefícios ao uso de água de chuva:

• Diminui a demanda de uso de água potável.

• Representa uma economia na conta de água;

• Ajuda a conter enchentes, pois ao armazenar a água de chuva diminui o volume de água nas galerias pluviais;

• Proporciona uma consciência ecológica entre as pessoas, fazendo com que essa prática seja replicada em mais lugares;

A proposta também é de implantar esse sistema em todos os prédios públicos que vierem a ser construídos a partir de 2022.

Município VerdeAzul

Vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.