Indaiatuba tem 50% da população imunizada contra Covid-19

Marca de 130.345 munícipes com doses completas da vacina foi registrada na tarde desta quarta (15)
15/09/2021 15:40h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Indaiatuba tem 50% da população imunizada contra Covid-19

Indaiatuba comemora o registro de 50% da população estimada do município com o esquema vacinal contra Covid-19 completo. No início da tarde desta quarta-feira (15) o Vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde atingiu a marca de 123.485 pessoas com as duas doses do imunizante e outras 6.860 vacinas de dose única aplicadas, totalizando 130.345 munícipes com imunização completa. Conforme estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no final de agosto, Indaiatuba possui 260.690 habitantes.

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) comemorou a marca mas ressaltou que ainda não é o momento de relaxar com os protocolos sanitários e que a população deve manter os cuidados e continuar usando a máscara de proteção. “Temos que comemorar porque os números são excelentes, mas ainda não é hora de relaxar. À medida que avançamos com a vacinação, vamos conseguindo reduzir os índices de contágio e, consequentemente, as internações hospitalares e as mortes. Isso mostra que estamos no caminho certo e precisamos continuar contando com o apoio da população para que não deixem de se vacinar, mantenham os protocolos sanitários, o uso de máscaras e evitem aglomerações. Juntos vamos vencer esta pandemia”, argumentou.

A secretária de Saúde, Graziela Garcia, também alerta sobre a necessidade de completar o esquema vacinal. “Chegamos nos 50% da população vacinada, mas nossa meta é chegar aos 100%. Temos mais de 330 mil vacinas aplicadas, mais de 130 mil pessoas com as doses completas, mas muita gente tem deixado de receber a segunda dose da vacina por não estarem atentos à convocação ou por não acharem necessário. A primeira dose oferece um pouco de proteção, mas somente as duas doses garantem a proteção máxima de cada imunizante”, completou a secretária.

Na semana passada a Prefeitura também iniciou a aplicação de doses de reforço para idosos com mais de 70 anos que já receberam as duas doses do imunizante. Até a manhã desta quarta-feira foram aplicadas 1.170 doses adicionais. No total, até as 15h desta quarta-feira Indaiatuba aplicou 336.754 doses da vacina.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno