Prefeitura de Indaiatuba realiza palestra sobre a Central de Libras para servidores municipais

Evento aconteceu para que todos tivessem a ciência da fase de teste
16/09/2021 12:25h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Nesta quarta-feira (15), a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, reuniu no auditório da Prefeitura de Indaiatuba os servidores públicos de cada departamento para a apresentação de dados sobre a Central de Libras que completa 60 dias de aplicabilidade e que no mês de setembro foi ampliada para toda a cidade, a pedido do prefeito Nilson Gaspar. Na ocasião, foi realizada uma palestra para tirar dúvidas e orientar os presentes sobre o passo a passo de como acessar pelo aplicativo, site e também por meio do Qr Code.

A secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani, solicitou o apoio de todos para divulgar o projeto “É importante que vocês conheçam como funciona a Central de Libras e se tornem agentes multiplicadores desse projeto. quanto mais pessoas souberem, mais poderemos atender e cada vez melhor. A Central é mais uma forma de atendimento para uma parcela da população que não tinha a privacidade de ir aos lugares sem um tradutor. Hoje as pessoas surdas possuem com esse serviço mais dignidade, acessibilidade e liberdade para sair sozinha”, explica.

Na prática, quando um surdo ou surdo-mudo buscar qualquer área dentro do Paço Municipal, estabelecimentos comerciais, de serviços, industriais e entidades e hospitais de Indaiatuba, terá o suporte da Central de Libras para auxiliá-los com mais de 150 intérpretes disponíveis, 24 horas por dia, durante a semana e aos finais de semana.

Por meio do aplicativo da Icom, ícone do site ou pelo Qr Code presente nos cartazes espalhados pela cidade, os munícipes têm acesso à tradução simultânea, por intermédio de uma intérprete que está disponível em vídeo chamada, o que facilitará o diálogo e a interação.

Central de Libras

A implantação da Central de Libras no município foi idealizada a partir da Lei nº 7.211, de autoria da vereadora Silene Carvalini. A Lei propõe a criação de uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Guias Intérpretes para surdos e surdos-mudos, a Central de Libras.
  • Redator(es): Alyne Cervo