Prefeito Nilson Gaspar participa de plantio do Projeto Bairro Verde no João Pioli

Bairro recebeu 96 mudas de árvores nas calçadas e em área verde
20/09/2021 14:27h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

O prefeito Nilson Gaspar participou do plantio do Projeto Bairro Verde realizado na manhã de sábado (18), no João Pioli. No total, as calçadas e áreas de lazer do bairro receberam 96 mudas de árvores. O projeto foi criado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente com a proposta de incentivar os moradores a plantarem árvores nas calçadas das residências e reforçar a arborização urbana do município. A ação também antecipou as comemorações do Dia da Árvore.

Durante o plantio o prefeito avisou que outros bairros do município serão contemplados com o Projeto Bairro Verde. “Há alguns dias nossa equipe esteve no João Pioli e percorreu o bairro cadastrando os moradores interessados em ter uma árvore plantada na calçada. Hoje estamos aqui concluindo a segunda etapa do projeto, que é o plantio. É uma ação muito importante para o meio ambiente, deixa a cidade mais verde, com mais sombra e com mais qualidade de vida, por isso vamos levar o projeto para outros bairros”, ressaltou.

Para o secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Magnusson, a escolha das espécies também é muito importante. “O Bairro Verde é um projeto inovador que tem o intuito de melhorar a projeção de copa nas ruas, com árvores adequadas ao calçamento público e que não afetam a fiação ou as redes de água e esgotos”, completou

No sábado, a equipe do Projeto Click Árvore conduziu o plantio em parceria com estudantes da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) e do Grupo UniEduK, que doou parte das mudas. O vereador Alexandre Peres (Cidadania) também participou da ação e integrou a equipe de plantio.

Os moradores do bairro escolheram as espécies e ajudaram a plantar. Entre as mudas escolhidas estão o resedá rosa e branco, aroeira salsa, flamboyant-mirim, cássia imperial, escova-de-garrafa, manacá-da-serra, oiti, quaresmeira, pata-de-vaca e ipê amarelo e branco.

A primeira etapa do projeto no João Pioli foi realizada no dia 04 de setembro com as visitas nas residências do bairro para explicar os benefícios da arborização urbana e fazer o cadastro das famílias.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno