Imunossuprimidos devem atualizar cadastro para receber dose adicional da vacina contra Covid-19

Cadastro está disponível na plataforma Minha Vacina
23/09/2021 16:24h

Foto: Arquivo RIC/PMI

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as pessoas imunossuprimidas devem atualizar o cadastro na plataforma Minha Vacina para ter direito a receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Conforme atualização do Documento Técnico da Campanha de Vacinação publicado pelo Governo do Estado no dia 22 de setembro, pessoas com alto grau de imunossupressão comprovada podem tomar o imunizante a partir de 28 dias da segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, seguindo o calendário proposto para vacinação.

Para a atualização do cadastro é preciso acessar a plataforma Minha Vacina, disponível no site da Prefeitura ou pelo link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/login, clicar em "Mudar para Imunossuprimido"; escolher o tipo de imunossupressão; clicar em "Alterar"; incluir os documentos necessários e aguardar aprovação do cadastro. A data da vacinação ainda depende da liberação de doses para o município por parte do Governo do Estado.

As pessoas que não receberam a primeira e segunda doses da vacina em Indaiatuba terão que requerer a dose extra por meio de processo direcionado à Secretaria de Saúde, via Departamento de Protocolo.

Considera-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam: imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticoides em doses maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais; uso de drogas modificadoras da resposta imune; auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

De acordo com o Documento Técnico do Estado, a decisão de contemplar o grupo com a terceira dose da vacina foi baseada no fato de dados de imunogenicidade de indivíduos vacinados demonstrar menores taxas de soroconversão e titulação de anticorpos neutralizantes contra a Covid-19, variando conforme os diferentes graus de imunossupressão. Ensaios clínicos têm sido conduzidos em indivíduos imunossuprimidos e população em geral com a administração de três doses de vacina e, de maneira geral, observou-se importante ampliação da resposta imune tanto celular quanto humoral após a administração de dose adicional nesses indivíduos.

O direito à dose adicional do imunizante foi garantido, inicialmente, a idosos com pelo menos 6 meses após a última dose do esquema vacinal. Em Indaiatuba, a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 foi iniciada no dia 08 de setembro em idosos com 90 anos ou mais, e já foi estendida a maiores de 70 anos que tomaram a segunda dose da vacina até o dia 26 de março.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno