Administração promove treinamento de NR 35 para servidores que realizam trabalhos em altura

Capacitação é realizada no Ciaei, com 67 servidores
28/09/2021 15:23h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

A Secretaria Municipal de Administração iniciou segunda-feira (27) o treinamento da Norma Reguladora - NR 35 para servidores públicos municipais que realizam trabalhos em altura. A capacitação foi dividida em três turmas, e acontece de 27 a 29 de setembro, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).

Participam da capacitação 67 servidores ligados às secretarias de Obras e Vias Públicas, Serviços Urbanos, Segurança Pública, Esporte, Cultura, Educação e do Departamento de Informática da Secretaria de Administração.

A Norma Regulamentadora 35, ou apenas NR 35, estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução. Ou seja, ela garante a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com trabalhos em altura.

O conteúdo programático do treinamento inclui as normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; análise de risco e condições impeditivas; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; montagem de sistema de cordas e trava-quedas; montagem e desmontagem de andaime; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura, e condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.

As aulas teóricas são ministradas no período da manhã e a parte prática, no período da tarde, também nas dependências do Ciaei.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno