A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Observatório Nacional de Segurança Viária completa 10 anos com cerimônia em Indaiatuba

Evento acontece com apoio da Prefeitura de Indaiatuba
28/09/2021 16:19h


Foto: Arquivo RIC/PMI
Observatório Nacional de Segurança Viária completa 10 anos com cerimônia em Indaiatuba

Será realizada no próximo dia 30 de setembro, a partir das 8h30, a cerimônia de comemoração dos 10 anos do Observatório Nacional de Segurança Viária, entidade que nasceu para ajudar o país a ter um trânsito mais seguro, seja para pedestres, ciclistas, condutores ou passageiros. Em parceria com Prefeitura de Indaiatuba, município Laço Amarelo, a celebração contará com a presença de autoridades nacionais de mobilidade urbana, parceiros, profissionais da área, especialistas e ex-funcionários que fizeram do Observatório a entidade mais conceituada nessa área nessa uma década de existência. O evento será realizado no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) em Indaiatuba/SP.

Por cerca de duas horas, serão apresentados os principais projetos, programas e parcerias realizadas nesse período e, claro, os desafios enfrentados até aqui. Convidados especiais lembrarão a trajetória desde a consolidação do nome do Observatório junto aos principais órgãos de trânsito do país, junto à imprensa e também a outras entidades. “Foram anos de muito trabalho para que todos conhecessem nossa missão, acreditassem na nossa visão e confiassem nos nossos valores”, afirma José Aurelio Ramalho, diretor presidente do Observatório. “Hoje, tenho certeza que tudo valeu a pena. Enfrentamos uma década de altos e baixos na economia, consolidamos o nome do Observatório nas diversas esferas de governo, mas acima de tudo, ajudamos o país a ter mais consciência da importância de trabalhar a segurança viária”, afirma Ramalho.

Os convidados percorrerão uma “trilha histórica” do trânsito no Brasil, ao longo desse tempo e poderão acompanhar os principais marcos desse período, além de conhecer os bastidores do trabalho de toda equipe que fez e faz o Observatório. Serão duas horas para relembrar como nasceram os principais projetos e como chegaram até hoje. “A contribuição do trabalho do Observatório para a segurança viária do país é imensurável, tenho certeza. E acreditem, nossa motivação e determinação será ainda maior, e levará às futuras gerações e a toda sociedade uma das conquistas mais importantes desse novo milênio: a segurança para todos que transitam”, afirma o vice-presidente do Observatório, Mauro Gil.

Entre as autoridades da área que já confirmaram presença está Marcello da Costa, secretário nacional de Transportes Terrestres e Frederico Carneiro, secretário nacional de Trânsito.

Para Nilson Gaspar, prefeito de Indaiatuba, “O Observatório representa um grande avanço na discussão do trânsito no Brasil e no esforço de tornar esse ambiente mais seguro, saudável e amistoso. É um orgulho para Indaiatuba sediar uma instituição que tanto contribui com uma área sensível da nossa sociedade. Cada avanço nessa questão é motivo para comemorarmos e desejo muitos anos ainda de trabalho, empenho e dedicação dessa equipe que traz a missão de construir um trânsito cada vez mais harmonioso”.

O evento é restrito a convidados e tem quantidade limitada de pessoas, devido às restrições de distanciamento social, determinadas pelas autoridades de saúde de Indaiatuba.



Senatran institui Fórum Permanente em reunião em Indaiatuba/SP



Na véspera da comemoração dos 10 anos do Observatório, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana realizam a instituição do Fórum Permanente dos órgãos executivos de trânsito dos municípios, que terá como objetivo tratar de assuntos de interesse desses órgãos em conjunto com o órgão máximo executivo de trânsito da União.



O evento é destinado aos municípios e a pauta terá assuntos que vão desde questões do acesso ao RENACH (Registro Nacional de Carteira de Habilitação); atribuições dos municípios após as mudanças no CTB (Código de Trânsito Brasileiro); obrigatoriedade da escola pública de trânsito nos órgãos executivos municipais; Sistema de Notificação Eletrônica (SNE); entre outros.



Para Paulo Guimarães, secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos/SP e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, “esse é um momento único, onde a recém-criada Senatran está abrindo uma oportunidade de se relacionar de forma mais próxima com os municípios, inclusive instituindo formalmente um fórum permanente de discussões para que a gente possa evoluir e melhorar as ações de segurança no trânsito em todo território nacional”.



Essa reunião também está sendo realizada em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, que gentilmente cedeu o espaço do auditório interno para esse encontro. Paralelamente está prevista a realização da Oficina Técnica RENAINF, que tem como objetivo reunir os técnicos e gestores do Sistema Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF) para tratar da regularização dos repasses e valores que os órgãos de trânsito municipais têm a receber no referido Sistema.



Esse evento é fechado e contará com a presença do Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.





Observadores certificados de todo país se reúnem em Indaiatuba





Os Observadores Certificados estarão reunidos na cidade de Indaiatuba/SP, para mais um Encontro Nacional. Durante os dias 30/09 e 01/10, mais de 200 técnicos em segurança viária, estarão discutindo as principais propostas de trabalho para 2022, além de participarem do evento que marcará os 10 anos de existência do Observatório.



Os Observadores Certificados virão de várias regiões do país e terão como pauta principal a finalização da certificação da 7ª turma, bem como a troca de experiências trazidas pelos técnicos e especialistas.



Esse é um momento muito importante de diálogo e aprendizado cujo objetivo é criar soluções e alternativas para a promoção de um trânsito mais humano e seguro para o país.

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 1166

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba