Superintendente do Saae participa de coletiva de imprensa sobre segurança hídrica no Palácio dos Bandeirantes

Consórcio Piraí vai receber do Estado R$ 70 milhões para construção da barragem do Ribeirão Piraí
08/10/2021 11:03h

Foto: Divulgação

O superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), Eng. Pedro Claudio Salla, esteve no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo na sexta-feira (7), para participar da coletiva com o Governador João Dória, para divulgação do programa Água É Vida que vem para reforçar a segurança hídrica e beneficiar mais de 2,1 milhões de pessoas em todas as regiões de São Paulo. Indaiatuba será beneficiada pelo Estado com a verba de R$ 70 milhões que serão direcionados para construção da barragem do Ribeirão Piraí, que envolve os Municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirpi), que são Indaiatuba, Salto, Itu e Cabreúva.

Durante o evento, o Superintendente da Autarquia teve a oportunidade de se reunir com o vice-Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, Superintendente Francisco Eduardo Loducca, do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e com o chefe de Gabinete, Wanderlei.

A principal função do DAEE é estabelecer a política de utilização dos recursos hídricos, tendo em vista o desenvolvimento integral das bacias hidrográficas. Entre outras atividades, elabora estudos e projetos relativos ao aproveitamento integral dos recursos hídricos.

Assembleia Conirpi

De acordo com informações obtidas durante a 2ª Assembleia Geral Ordinária, presidida pelo Prefeito Nilson Gaspar e realizada em Indaiatuba na terça-feira (5), por intermédio do deputado estadual, Rogerio Nogueira, foi realizada uma reunião com o vice-governador, Rodrigo Garcia, e com o secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, que entenderam a importância do projeto e solicitaram alguns documentos para dar prosseguimento para aprovar liberação de recursos para construção da barragem.

Durante o encontro também foi discutida a necessidade do aporte financeiro das cidades que compõem o consórcio, para conclusão dos processos de desapropriação dos imóveis impactados pelo empreendimento, na ordem de R$ 15 milhões, que serão repartidos, por meio de contrato de rateio proporcional entre os municípios. O custo total da obra está estimado em R$ 130 milhões e é discutido há cerca de 20 anos.

Barragem do Piraí

A Barragem do Piraí será construída na divisa dos municípios de Itu e Salto. Terá 386 metros de comprimento, 15 metros de altura, espelho d´água de 1,3 km² e capacidade para armazenar 9 bilhões de litros de água. A área total a ser desapropriada é de mais de 2,97 km². A obra garantirá a ampliação do volume de captação dos municípios de Indaiatuba, Salto e Itu.
  • Redator(es): DCS