Oxitec e Indaiatuba expandem colaboração no projeto Aedes do Bem™ com apoio da Fundação Wellcome Trust

Iniciativa irá integrar o Aedes do BemTM à rotina de controle de vetores do município, ampliando o uso dessa solução em ambientes urban
13/10/2021 15:55h

Foto: Alex Jegorow

A Oxitec Ltd, líder em soluções biológicas para o controle de pragas que transmitem doenças, destroem plantações e prejudicam a pecuária, anunciou hoje a expansão de sua colaboração com a Prefeitura de Indaiatuba-SP para uma nova etapa do projeto Aedes do Bem!TM, que contará com o apoio da Fundação Wellcome Trust, da Inglaterra.

Oxitec e Indaiatuba concordaram em expandir a escala de sua colaboração para otimizar as integrações técnicas e operacionais do Aedes do Bem!TM à rotina de controle de vetores já adotada pelo Programa de Controle do Aedes aegypti da cidade, com foco na redução de custos e na acessibilidade da tecnologia a comunidades que sofrem com doenças transmitidas pelo mosquito.

A expansão do projeto acontece após o excelente desempenho da tecnologia na cidade nos últimos três anos. Nesse período, os resultados mostraram que a supressão do mosquito Aedes aegypti atingiu picos de 96% nos bairros tratados, e a solução recebeu ampla aceitação da comunidade, com 97% dos entrevistados apoiando a expansão do projeto para outros bairros.

Esta nova etapa do projeto Aedes do Bem!TM em Indaiatuba teve início em setembro de 2021 e se estenderá até meados de 2023. O projeto cobrirá cerca de 400Ha da área urbana do município, e incluirá os bairros Jardim Morada do Sol, Jardim Teotônio Vilela, Jardim São Conrado, Jardim Juscelino Kubitscheck, Vila Pires da Cunha, Parque das Nações, Jardim Regina, Jardim do Valle, Jardim Alice e Jardim Tancredo Neves.

Grey Frandsen, CEO da Oxitec, afirmou: “Tendo trabalhado em parceria com Indaiatuba durante vários anos, estamos honrados em ampliar nossa colaboração com este novo projeto. Com o apoio contínuo da Fundação Wellcome Trust, estamos aprimorando a tecnologia para tornar o Aedes do Bem!TM uma solução universalmente acessível para aqueles que mais precisam”.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), ressaltou a importância da parceria para controle do Aedes aegypti no município. “Estamos iniciando mais um passo importante na parceria com a Oxitec, a qual vem desenvolvendo um trabalho de excelência junto à Secretaria de Saúde no combate ao Aedes aegypti. Indaiatuba é pioneira na utilização do projeto Aedes do Bem!TM , e neste ano o município registrou o menor número de casos de Dengue entre as cidades com mais de cem mil habitantes da Região Metropolitana de Campinas”.

“Com o Aedes do Bem!TM completamente aprovado pela autoridade brasileira em biossegurança em 2020, nossa tecnologia representa um grande avanço no controle biológico do Aedes aegypti de maneira segura, simples e sustentável. Projetamos essa solução para que ela possa capacitar governos, empresas, comunidades e indivíduos a participarem ativamente do controle do mosquito transmissor da dengue. Estamos muito felizes em continuar trabalhando lado a lado com a Secretaria de Saúde de Indaiatuba e sua excelente equipe para otimizar esta tecnologia para uso em todos municípios no Brasil“, comemorou Natalia Ferreira, Diretora Geral da Oxitec do Brasil.

Sobre a Oxitec

A Oxitec é líder no desenvolvimento de soluções biológicas baseadas em insetos para controlar pragas que transmitem doenças, destroem plantações e prejudicam a pecuária. Fundada em 2002 na Universidade de Oxford, a Oxitec é formada por uma equipe apaixonada de 15 nacionalidades e conta com o apoio de parceiros de classe mundial. Saiba mais em oxitec.com.

Sobre o Wellcome Trust

A Fundação Wellcome Trust apóia a ciência aplicada na solução dos desafios urgentes em saúde que todos enfrentam. Apoiamos pesquisas em ciências da vida, saúde e bem-estar, e estamos focados no enfrentamento de três desafios de saúde em todo o mundo: saúde mental, aquecimento global e doenças infecciosas. Supported by the Wellcome Trust, grant number 221376/Z/20/Z.

• Redator(es): Oxitec