Semana A Voz do ECA discute sobre a implantação da escuta especializada

Foram dois dias de evento destinado ao setor público e conselheiros
15/10/2021 16:03h

Semana A Voz do ECA discute sobre a implantação da escuta especializada

Na quarta-feira (13) e quinta-feira (14) aconteceu a Semana A Voz do ECA realizada pelo CMDCA (Conselho da Criança e do Adolescente), com a presença do secretário de Assistência Social, Hélio Ribeiro, que fez a abertura do evento que contou com duas palestras mediadas pela conselheira tutelar, Sônia Bonfanti Gonçalves. “A Semana A Voz do ECA foi instituída por uma lei do prefeito, Nilson Gaspar e promovida pelo CMDCA. Ela discutiu os direitos das crianças e adolescentes no município, porém é importante tratar deste assunto não somente nesta semana, mas durante todo o ano. As nossas crianças precisam ser cuidadas, bem tratadas e de todo o carinho e atenção. Por isso, essa semana se faz tão importante, pois aborda tópicos essenciais sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente que deve ser colocado em prática, ressalta o secretário.

No primeiro dia o tema abordado foi “Os Desafios da Intersetorialidade no Sistema de Garantias dos Direitos de Crianças e Adolescentes”. Na oportunidade foi exposto sobre a responsabilidade dos órgãos, programas, serviços e os equipamentos das políticas setoriais que integram os eixos de promoções, bem como o controle e defesa dos direitos de detectar qualquer sinal de violência, seja ela física ou psicológica, alienação parental ou qualquer conduta que exponha a criança e o adolescente.

Já no segundo encontro o assunto tratado foi sobre a “Implantação da escuta especializada de acordo com as perspectivas de atuação profissional na rede de proteção”. O objetivo é a criação de grupos intersetoriais, locais para discussão, acompanhamento e encaminhamento de casos de suspeita ou de confirmação de violência. Com isso instituir a escuta especializada, que é a entrevista sobre uma possível agressão contra criança ou adolescente e também o depoimento especial, com o procedimento de oitiva da vítima.

A semana Voz do ECA foi definida no ano passado em comemoração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente “É realizada na segunda ou terceira semana do mês de outubro, por se tratar do mês das crianças. Foram tratados dois temas importantes. Na quarta-feira, a abordagem foi sobre a comunicação de todos os setores da rede pública, se conversarem entre si quando o direito de uma criança for violado. E ontem, foi abordado sobre a Escuta Especializada que está sendo implantada através do CMDCA, junto com a Prefeitura de Indaiatuba, que com essa conquista as crianças que sofrerem algum tipo de violência será ouvido seu depoimento apenas uma vez para que ela não seja revitimizada”, explica Rogério Siqueira, Presidente do CMDCA.

Esse ano por conta da pandemia as palestras foram realizadas de maneira On-line. Elas foram destinadas a todos os profissionais do poder público que quiseram participar e também os conselheiros que se interessaram nos assuntos puderam acompanhar as palestras.
  • Redator(es): Alyne Cervo