Museu Municipal abre inscrições para Workshop de Mangá no próximo dia 19

18/10/2021 11:05h

Foto: Divulgação/RIC-PMI
Museu Municipal abre inscrições para Workshop de Mangá no próximo dia 19

O Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’, vinculado ao Departamento de Preservação e Memória da Secretaria Municipal de Cultura, promove em novembro um Workshop de Mangá com o professor Léo Tatarana. As inscrições acontecem de 19 de outubro a 3 de novembro, no Casarão Pau Preto, e os interessados devem ter mais de 14 anos. No total, serão quatro aulas nos dias 9, 11, 23 e 25. No ato da inscrição, é preciso doar um litro de leite.

“O Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’ e o Casarão Pau Preto são espaços culturais importantes de nossa cidade. Nos próximos meses, teremos muitas novidades”, comenta a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “A primeira é este workshop para fãs de mangá, que querem aprender ou aprimorar suas técnicas de desenho”.

Segundo o site da Editora JBC (www.editorajbc.com.br), referência em publicação de mangás no Brasil, os quadrinhos de origem japonesa se diferenciam dos ocidentais por se utilizar de uma representação gráfica completamente própria. Para começar, o alfabeto japonês se compõe de ideogramas que não só representam sons, mas também ideias.

Assim, em um mangá, o texto em geral, mas principalmente as onomatopeias, fazem parte da arte. A ordem de leitura dos mangás também é diferente daquela que estamos acostumados. Um livro japonês começa pelo que seria o fim de uma publicação ocidental. Além disso, o texto é disposto da direita para a esquerda.

Vagas

Serão oferecidas 20 vagas e para se inscrever, é preciso levar RG, CPF e comprovante de residência em Indaiatuba. Se o interessado for menor de idade, será preciso apresentar os documentos de seu responsável legal. O Workshop em Mangá será dividido em quatro aulas, que acontecem na Tulha do Casarão Pau Preto (confira a programação abaixo).

Desenhista e professor de desenho há mais de 16 anos, Léo Tatarana é reconhecido pela versatilidade nos estilos e técnicas utilizadas. Cursou História em Quadrinhos no Ateliê Wilma Schroeder, onde também lecionou por mais de três anos. Fez atividades voluntárias em vários projetos em Indaiatuba, todos relacionados ao desenho, por meio de oficinas e concursos culturais.

Já participou de diversos projetos junto a parceiros, com trabalhos direcionados a Arte Editorial, Ilustrações, Aulas, Oficinas e Workshops. Suas participações mais recentes foram nas histórias em quadrinhos Mapinguari, de Rodrigo Otäguro, e Ralf, de Eduardo Ramos Silvério, dois artistas de Indaiatuba.

“Não é preciso experiência, mas é importante que o interessado conheça o mangá, porque não falaremos diretamente sobre o tema, mas iremos utilizá-lo como uma ferramenta para os workshops”, ressalta o professor. “Não precisa ter habilidade de desenho, mas gostar da leitura, assistir animes e ter vontade de aprender sobre as técnicas”.

O Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’ e o Casarão Pau Preto ficam na Rua Pedro Gonçalves, 477, no Centro, e funcionam de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 9h às 12h. Às segundas-feiras, o espaço é fechado para manutenção. Mais informações pelo telefone (19) 3875-8383.

Workshop 1

Melhoria do Traço, Comportamento, Postura, Movimento e Narrativa