Secretaria de Cultura divulga as 12 bandas finalistas do Festival de Rock Virtual 2021

Bandas entram em estúdio para gravação da música concorrente
18/10/2021 15:40h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

As bandas DVS, Black Mapache, Cálibra, Cries for Help, Hutal, Insone, Mephysto, Panapaná, Projeto RG 10, Reggae’n Roll, Stupid e Triunfo são as finalistas do Festival de Rock Virtual de Indaiatuba 2021, promovido pela Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Todas entram em estúdio para gravação da música concorrente e os vídeos serão disponibilizados no portal Cultura Online entre os dias 29 de outubro a 7 de novembro.

No total, foram 20 bandas inscritas e 17 participações efetivadas, seguindo todas as regras estabelecidas pelo Edital de Participação do festival. Os trabalhos foram enviados para análise dos jurados, que definiram os 12 finalistas. A comissão é formada pelo guitarrista Rafael Bittencourt, do Angra; o cantor, compositor e produtor Marcelo Pompeu, da Korzus; e o guitarrista, vocalista e compositor Clemente Nascimento, um dos fundadores da banda Inocentes.

Nesta etapa eliminatória, os vídeos enviados pelos participantes foram analisados pela Comissão Julgadora, por meio dos seguintes critérios de pontuação: Interpretação (expressão musical, afinação, dicção e presença de palco), Composição (letra, estrutura poética, prosódia musical e contexto da obra) e Desempenho Musical (criatividade, arranjo, técnica e entrosamento).

Votação

Agora, as bandas entram em estúdio para gravação da música concorrente e os vídeos serão disponibilizados no portal Cultura Online (www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/) entre os dias 29 de outubro a 7 de novembro. As três bandas mais votadas pelos internautas receberão três, dois e um ponto respectivamente, que serão acrescidos à média da pontuação oferecida pela Comissão Julgadora.

A divulgação do resultado acontece dia 8 de novembro. Os prêmios serão de R$ 6 mil para o primeiro colocado, R$ 4.500 para o segundo e R$ 3.500 para o terceiro. Melhor Composição e Melhor Intérprete levam ainda R$ 2 mil cada.

A banda Stupid venceu a edição 2020 do Festival de Rock Virtual, ao ficar em primeiro lugar na votação entre os jurados e em segundo na votação popular. A segunda colocação geral ficou com a banda Mephysto, seguida pela Medo da Noite.

Jurados

Rafael Bittencourt formou-se Bacharel em Composição Musical e Regência em São Paulo, em 1996, pela Faculdade de Artes Santa Marcelina. Poucos anos antes, em 1991, fundou a mundialmente famosa Angra, uma das primeiras bandas de symphonic metal do mundo.

O primeiro álbum do Angra, Angels Cry, alcançou disco de ouro no Japão e levou a banda a uma história de sucesso pelo mundo todo, alcançando a marca de mais de um milhão de discos vendidos. Ao longo de sua carreira, seja pelo Angra ou em seu projeto solo, Rafael tem uma discografia de 24 títulos, incluindo singles, CDs, EPs e DVDs.

Marcello Pompeu iniciou sua carreira em 1982 em um festival de escola, sem pretensões profissionais, mas logo descobriu seu talento para a música. No ano seguinte, foi um dos fundadores da Korzus, banda brasileira de trash metal, considerada uma das maiores do gênero na América Latina.

Como produtor, venceu o Grammy Latino 2009 de Melhor Álbum Cristão em Língua Portuguesa, com Depois da Guerra, do Oficina G3. Com a Korzus, tocou no Rock in Rio 2011 e recebeu o Prêmio Especial Homenagem Trajetória Internacional Quatro Décadas, do Prêmio Dynamite de Música Independente.

Clemente Nascimento é guitarrista, vocalista e compositor, um dos fundadores da Inocentes, clássica banda de punk rock paulistana, nascida em 1981, e desde 2004 também assumiu um dos vocais e guitarras da Plebe Rude, clássica banda de rock de Brasília.

Em 2016, lançou seu primeiro disco solo, Clemente & A Fantástica Banda Sem Nome, pelo selo HBB e seu livro em parceria com Marcelo Rubens Paiva, intitulado Meninos em Fúria, pela Companhia das Letras.

É apresentador dos programas Estúdio Showlivre, no site Showlivre.com e na TVT (44.1 da TV Digital); o Heavy Lero, em parceria com Gastão Moreira no canal do YouTube Kazagastão; e apresenta o Filhos da Pátria na rádio Kiss FM de São Paulo.

• Redator(es): Fábio Alexandre