Secretaria de Saúde de Indaiatuba realiza vacinação contra HPV em jovens de 9 a 14 anos no Parque Ecológico neste sábado (23)

Ação acontecerá durante as comemorações dos 30 anos do Parque Ecológico das 8h às 11h
22/10/2021 16:18h

Foto: Divulgação RIC/PMI

A Secretaria de Saúde confirmou a vacinação contra o HPV neste sábado (23) no evento que dá início às comemorações pelos 30 anos do Parque Ecológico, das 8h às 11h. Meninos e meninas de 9 a 14 anos podem receber o imunizante. A vacina é aplicada em duas doses com intervalo de 6 a 12 meses.

É obrigatório que o responsável leve o documento pessoal do adolescente (RG ou CPF) e também a carteira de vacinação; a falta dos documentos inviabiliza a aplicação do imunizante contra o vírus HPV no jovem.

Depois de ser o primeiro município do Brasil a implantar o teste de HPV para a detecção do vírus causador do câncer de colo de útero, antes mesmo de haver uma lesão, a Prefeitura de Indaiatuba reforçou a importância da vacinação contra o vírus HPV (Papilomavírus Humano), para meninas porque previne contra o câncer de colo de útero, ginecológico e vulva e para meninos porque previne contra o câncer de pênis. Ambos os sexos com a imunização tem proteção também contra o câncer de reto, garganta, laringe, faringe, língua entre outros na região bocal.

A aplicação da vacina contra o vírus HPV, acontece semanalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Programas de Saúde da Família (PSF), nas salas de vacina das 07h30 às 16h de segunda à sexta-feira, exceto feriados. É obrigatório que o responsável leve o documento pessoal do adolescente (RG ou CPF) e também a carteira de vacinação.

• Redator(es): Gabriel Beccari