Centro de Oncologia de Indaiatuba realiza Manhã Musical em comemoração ao Outubro Rosa na próxima quarta (27)

Secretaria de Saúde registrou 790 atendimentos apenas de mastologia no último ano
26/10/2021 09:57h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Dando sequência nas ações do Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama e o câncer de colo de útero, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu realizar nesta quarta-feira (27), das 8h às 11h, uma manhã musical no Centro Integrado de Oncologia, localizado no antigo Mini Hospital na rua Zephiro Puccinelli, no Jardim Morada do Sol.

O evento terá a distribuição de panfletos com medidas de prevenção contra o câncer de mama e o câncer de colo de útero, contará com as orientações dos médicos, Dr. André Desuo Bueno de Oliveira (Mastologista) e Dr. Fabrício Colli Badino (Oncologista). Na ocasião, serão distribuídas lembranças e mimos aos pacientes. O Evento também contará com a exposição do Projeto Mechas da Esperança, em parceria com o Caism - Unicamp e Tio Fininho, que tem a finalidade de oferecer, gratuitamente, perucas às pacientes em tratamento com a quimioterapia. A apresentação musical ficará por conta de Juliana Alves e Julinho.

Segundo o coordenador do Centro Integrado de Oncologia de Indaiatuba, Dr. Fabrício Colli, o evento faz parte da programação do Outubro Rosa da Prefeitura de Indaiatuba e é destinado aos pacientes da unidade. “Em nome de todos os funcionários do Centro de Oncologia, este evento é uma forma singela de homenagear nossos pacientes, a intenção é levar um pouco de carinho à todos eles”, comentou.

Somente no último ano foram realizados cerca de 800 atendimentos, entre consultas e biópsias diagnósticas, pelo Ambulatório de Mastologia, que funciona no Centro de Oncologia de Indaiatuba, sendo diagnosticados 76 novos casos de câncer de mama no município, o que justifica a importância do diagnóstico precoce para um tratamento mais eficaz. Segundo a Secretaria da Saúde, em 2021 já foram realizadas cerca de 700 mamografias na cidade e no momento não há fila de espera para a realização de novos exames.

Atualmente, as pacientes com diagnóstico confirmado de câncer de mama são encaminhadas para tratamento no Caism, mas brevemente a cidade passará a ofertar o tratamento pelo SUS.

Em 22 de setembro, a Secretaria de Saúde comemorou o anúncio feito pelo prefeito Nilson Gaspar, quanto ao credenciamento de Indaiatuba para realizar quimioterapia e cirurgias oncológicas no município com o custeio do Governo do Estado. A conquista foi intermediada pelo deputado estadual Rogério Nogueira (Democratas).

• Redator(es): Gabriel Beccari