Secretaria de Educação de Indaiatuba promove capacitação da Google For Education para 1.300 professores

• Publicação: 26/10/2021 15:00h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi

Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação de Indaiatuba lançou no mês de outubro o Programa de Transformação Digital Google For Education. A ação visa capacitar os profissionais da Rede Municipal de Ensino para a utilização de recursos tecnológicos como mais uma ferramenta para reforçar e ampliar o processo de aprendizagem dos alunos.

Foram investidos mais de R$ 2 milhões na formação que prevê 110 horas de curso e contemplará 1.300 servidores. A previsão de conclusão é para junho de 2022. Esta é mais uma etapa para consolidação de práticas inovativas na educação municipal.

O secretário de Educação Heleno Luiz Junior explicou que os últimos anos tem sido de grande aprendizado e adaptação para a Educação. “Todos esses desafios que estamos passando desde o início da pandemia serviram para nos mostrar como é essencial o professor e aluno na sala de aula, mas também mostrou que precisamos reformular os métodos de ensino. A equipe da educação trabalhou incansavelmente todo esse período e traçamos várias ações para melhorar cada vez mais o ensinar e o aprender.”

O secretário reforçou que o uso da tecnologia não substituirá o professor em sala de aula. “A transformação digital nas instituições de ensino é uma realidade que veio para ficar, mas é importante ressaltar que um aparelho de última geração não garante o aprendizado do aluno, o professor continua sendo o principal meio no processo de ensino e aprendizagem. Por isso a melhor maneira de conduzir o equilíbrio da utilização da tecnologia para ampliar o desenvolvimento da educação é capacitar nosso corpo docente para a melhor utilização dos aparelhos, softwares e mídias”, finalizou.

Ações para reformulação das salas de aula na Rede Municipal

Notebook

A Secretaria de Educação de Indaiatuba está substituindo 1.300 notebooks para os professores da Rede Municipal de Ensino. O investimento da ação é de 10 milhões e tem previsão para conclusão para 2022.

Climatizares

A Secretaria de Educação de Indaiatuba está instalando aproximadamente 400 climatizares em todas as salas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. A iniciativa visa proporcionar mais conforto para os alunos e professores, já que o clima no município é quente na maior parte do ano. O investimento total é de R$ 3.607.041,00 e a previsão da conclusão do serviço é para o primeiro semestre de 2022. Já está em processo licitatório a compra de mais 180 aparelhos para atender as salas da Etapa I e II.