A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Laboratório de Águas do Saae passa por auditoria da Norma ISO 17025

A auditoria foi realizada no período de 18 a 22 de outubro de forma remota
27/10/2021 12:13h


Foto: DCS/Saae
Laboratório de Águas do Saae passa por auditoria da Norma ISO 17025

O Laboratório de Águas do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), foi novamente parabenizado pela excelência do trabalho executado, no encerramento da auditoria e avaliação feita pela Coordenação Geral de Acreditação – CGRE, para manutenção da acreditação para a revalidação do Sistema de Gestão de Qualidade da ISO 17025, norma vigente em nossos laboratórios, que garante a acreditação das análises realizadas. A auditoria foi realizada no período nesta semana (18 a 22 de outubro), de forma remota, respeitando as regras impostas pela Pandemia da COVID-19.



A auditoria ocorre a cada dois anos e a última foi em 2019. Os auditores recomendaram a manutenção e elogiaram e parabenizaram a gestão, direção e toda equipe do Laboratório. Foram identificadas sete inconformidades, o que é considerado normal por se tratar de documentações, lembrando que em 2019 foram 11 inconformidades.



O processo foi conduzido pelo Auditor líder, Luiz Carlos Luchini e pela Auditora Especialista, Rosemeire Alves Laganaro. Esse procedimento tem como objetivo assegurar a melhoria continua dos trabalhos desenvolvidos. Essa auditoria é um requisito básico da norma.



A auditoria examina se estão sendo cumpridas as normas de qualidade e segurança, à eficiência operacional e aos aspectos de controle de suas metodologias, para isso uma série de documentos são criados para o atendimento da norma de qualidade utilizada (POP), para garantir que sejam realizados sempre da maneira como foram definidos, sem falhas.



O superintendente do Saae, o engenheiro Pedro Claudio Salla, ressaltou que é de extrema importância contar com um bom método para reconhecer falhas e promover melhorias, e assim poder atender a população com maior eficiência.



Um laboratório precisa atender ao exigido pela legislação e ao mesmo tempo seguir o que determinam os padrões científicos e isso não pode ser feito de forma subjetiva, sem o devido controle. Dentre outras ações tomadas, é necessário verificar se o laboratório está de acordo com os padrões de organizações especializadas em normatização, no nosso caso, o INMETRO. O selo de acreditação emitido pelo INMETRO certifica que o laboratório executa suas atividades com precisão e seus resultados possuem alta qualidade.



Implantação do Sistema de Qualidade



Em Maio/2008 foi realizada a primeira auditoria externa no Laboratório de Águas do Saae - Indaiatuba, pela sra. Consuelo (auditora da REMESP e especialista em acreditação pelo INMETRO), para verificar a situação do Laboratório. A partir daí, foi solicitada a contratação de consultoria que pudesse acompanhar e desenvolver esse projeto até sua finalização.

Em 27 de Setembro de 2010 o Laboratório de Águas obteve sua acreditação pelo INMETRO: CRL 0451.



NORMA ISO/IEC

São os requisitos gerais para competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração é uma norma para sistema de gestão em laboratórios. A norma é publicada internacionalmente pela International Organization of Standardization (ISO) em conjunto com a International Electrotechnical Commission (IEC).
  • Redator(es): DCS Saae
  • Release N.º: 1313

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba