Cadastramento do Projeto Bairro Verde acontece sábado (30) no Jardim Europa 1

Tendas serão instaladas na confluência das ruas Madri e Roma, em frente a Estrada dos Cavaleiros e Ciclistas
27/10/2021 15:21h

Cadastramento do Projeto Bairro Verde acontece sábado (30) no Jardim Europa 1

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realiza no sábado (30) mais uma ação do Projeto Bairro Verde. O bairro atendido desta vez é o Jardim Europa 1. O cadastramento e a orientação com os moradores para incentivar o plantio nas calçadas acontecerá das 8h às 12h, na confluência das ruas Madri e Roma, em frente a Estrada dos Cavaleiros e Ciclistas. O objetivo é reforçar a arborização urbana do município nos bairros menos arborizados.

O projeto será executado em parceria com a Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) e com o Grupo UniEduK, composto pelo Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ, pelo Centro Universitário Max Planck – UniMAX, pela Faculdade de Agronegócios de Holambra – FAAGROH e Movimento Mulheres Republicanas.

As equipes farão visitas nas residências do bairro para explicar os benefícios da arborização urbana e fazer o cadastramento das famílias que desejarem ter uma árvore plantada na calçada de suas residências. A data do plantio será divulgada posteriormente pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Paralelo às visitas nas residências, a equipe de Serviços Urbanos montará tendas dos projetos Biodiesel Urbano e do Click Árvore no bairro escolhido para orientar as pessoas que estiverem em trânsito e também para fazer a doação de mudas de árvores aos interessados. O ponto de coleta seletiva móvel da empresa Corpus estará no local para atender a população.

A primeira ação do Projeto Bairro Verde aconteceu em setembro no bairro João Pioli. No total, as calçadas e áreas de lazer do bairro receberam 96 mudas de árvores. Os moradores escolheram as espécies e ajudaram a plantar. Entre as mudas escolhidas estão o resedá rosa e branco, aroeira salsa, flamboyant-mirim, cássia imperial, escova-de-garrafa, manacá-da-serra, oiti, quaresmeira, pata-de-vaca e ipê amarelo e branco.

Projeto Bairro Verde

O Projeto Bairro Verde segue as diretrizes do Plano de Arborização Urbana do município que foi criado em 2015 como um instrumento de planejamento e disciplina municipal para a execução da política de plantio, manejo, preservação e expansão da arborização urbana.

No documento estão estabelecidos os parâmetros para a arborização de passeios em vias e de áreas livres públicas; tabela de distanciamento; critérios para escolha de espécies e para plantio em calçadas, praças e avenidas; espécies indicadas para a redução da poluição e a lista de espécies arbóreas nativas frutíferas para plantio em áreas verdes públicas.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi