A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeito Nilson Gaspar promove visita técnica para apresentar o novo prédio da DDM Indaiatuba

No local a Guarda Civil e a Polícia Civil atuam em conjunto na realização do Programa Caminho da Rosas
04/11/2021 17:19h


Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI
Prefeito Nilson Gaspar promove visita técnica para apresentar o novo prédio da DDM Indaiatuba

Na manhã desta quinta-feira (5) o prefeito Nilson Gaspar (MDB), o deputado estadual Rogério Nogueira (DEM), o delegado do Deinter 2, drº José Henrique Ventura, e o delegado da Delegacia de Defesa da Mulher, drº Adriano Carpino Prado, realizaram a visita técnica para apresentar o novo prédio da DDM Indaiatuba, onde a Guarda Civil e a Polícia Civil atuam em conjunto na realização do Programa Caminho da Rosas para defesa e proteção das mulheres.

A reforma foi realizada pela Prefeitura de Indaiatuba, a qual investiu R$ 110 mil com recursos próprios, além de enviar seis funcionários municipais para auxiliar no atendimento à população. A grande novidade do espaço foi a sala da brinquedoteca, que é um local de humanização para aguardo das crianças enquanto a mãe está passando por atendimento.

O Prefeito Nilson Gaspar ressaltou o trabalho de todos que ajudaram na construção do Programa Caminho das Rosas, o qual foi essencial na transformação do atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica em Indaiatuba. “A entrega da reforma da DDM agora vai poder atender melhor as mulheres que passam por dificuldade de segurança. Tudo isso começou há três anos com o Caminho das Rosas, no qual houve uma evolução proporcionando um trabalho de assistência social e psicológica para as famílias mais vulneráveis e que tanto precisam de nossa ajuda”.

O deputado estadual Rogério Nogueira lembrou que o prédio da DDM, era antigamente o presídio feminino. “Quem é mais antigo lembra que aqui era o presídio feminino, cheios de problemas. Com muito trabalho conseguimos tira-lo de Indaiatuba. Então ver essa brinquedoteca, esse prédio todo preparado para fazer o melhor atendimento às mulheres me deixa muito feliz”.

O diretor do Deinter, José Henrique Ventura, é o idealizador da implantação da brinquedoteca nas DDMs de sua atuação. “A brinquedoteca é uma ferramenta muito importante, pois a delegacia da mulher não pode ser uma mera registradora de ocorrências”.

O delegado da DDM de Indaiatuba, Dr. Adriano Carpino Prado, reforçou que o ambiente acolhedor para atendimento das mulheres que sofrem violência é muito importante. “A reforma que foi realizada na DDM, através de um auxílio da Prefeitura, é muito importante, principalmente pelo acolhimento da mulher vítima de violência. Essa mulher já chega na delegacia bastante fragilizada, e o atendimento com toda essa estrutura auxilia a vítima sair deste ciclo de violência que ela está vivenciando”.

O presidente da Câmara de Indaiatuba, Jorge Luís Lepinski, o Pepo, se emocionou em presenciar todo esse cuidado que estão tendo com as crianças e mulheres. “Fiquei emocionado escutando todo esse acolhimento que as mulheres e crianças vítimas de violência estão recebendo aqui em Indaiatuba. A Câmara, através de nossos vereadores, se faz muito presente nessa causa de proteção da mulher. Toda semana um colega apresenta algum projeto que visa o acolhimento dessas famílias”.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Bezerra Lima, explicou que o contato mais aproximado com a vítima ajuda nos combate a esse delito. “A violência doméstica, que tanto afeta nosso país e nosso município é um desafio pelo o agressor ser da família. Então esse conato mais aproximado, ajuda acolher e encorajar a vítima a denunciar o agressor”.

A secretária de Cultura e idealizadora do Programa Caminho das Rosas, Tânia Castanho, destacou o trabalho colaborativo realizado pela Prefeitura. “Todas as ações realizadas pelas secretarias de Saúde, Segurança, Cultura e Assistência Social, sejam voltadas para o melhor acolhimento e bem-estar da vítima, que vive esse momento tão difícil. Todos trabalham para diminuir esse conceito de que agredir mulher é normal”.

A obra iniciada em junho deste ano foi concluída em quatro meses e neste período foram readequados alguns espaços e salas como a recepção, brinquedoteca e outras salas para atendimentos diversos, pintura interna e externa; substituição de portas e vidros danificados; substituição de pisos internos e externos; substituição de luminárias e lâmpadas; manutenção da rede elétrica; substituição de mobiliário e releitura da comunicação visual interna e da fachada.

Sob titularidade do delegado Dr. Adriano Carpino Prado, a DDM é composta por sete Policiais Civis, sendo um Delegado de Polícia, três escrivães, dois investigadores e um agente policial. A unidade está localizada na rua Ademar de Barros, nº 125, ao lado da Delegacia Central. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Conforme Decreto Estadual As Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher, criadas pela Lei nº 5.467, de 24 de dezembro de 1986, têm, em suas respectivas áreas de atuação, a atribuição para investigar infrações penais relativas à violência doméstica ou familiar e infrações contra a dignidade sexual praticadas contra pessoas com identidade de gênero feminino e contra crianças e adolescentes.

Caminho das Rosas

O programa Caminho das Rosas é focado na prevenção da violência contra a mulher. Lançado oficialmente em setembro de 2018, em conjunto com as secretarias de Saúde, Segurança, Cultura e Assistência Social, o programa oferece treinamentos, visando o atendimento e acolhimento destas mulheres.

O número de atendimentos e flagrantes da Guarda Civil de Indaiatuba aumentou exponencialmente após o início do programa. Antes do Caminho das Rosas, 420 atendimentos foram registrados, número que foi para 813, um aumento de 93%. O mesmo aconteceu com os flagrantes: 37 foram registrados antes do programa e 193 depois de seu início, um aumento de 421% (números atualizados até 21 de outubro de 2021).

Em 2019, um grupo da Guarda Civil de Indaiatuba passou por treinamento com a Patrulha Maria da Penha, realizado pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, ensinamento que foi compartilhado com toda a corporação.

Em 2020, o setor de Estatística e Desenvolvimento da Guarda Civil apresentou mais uma inovação: o aplicativo SOS Caminho das Rosas, que funciona como um botão do pânico. A ferramenta é voltada para mulheres que possuem medida protetiva e é instalada em um smartphone. Quando acionado, direciona a equipe mais próxima da Guarda Civil ao local da ocorrência.

Presenças

Participaram do evento o delegado Seccional de Campinas Glauco Rufino, a delegada coordenadora das DDMs, drª Maria Helena Taranto Jóia, além dos delegados de Indaiatuba, Luiz Fernando Dias de Oliveira, Danilo Amancio Leme e Clésio Oliveira Filho,

Estavam presentes o deputado estadual Bruno Lima, as vereadoras Silene Carvalini e Ana Maria dos Santos, além de secretários municipais.

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 1339

Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba