A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Saae dá início ao desassoreamento no primeiro lago do Parque Ecológico

Previsão de finalização é de aproximadamente 30 dias úteis
05/11/2021 08:48h


Foto: DCS/Saae
Saae dá início ao desassoreamento no primeiro lago do Parque Ecológico

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) deu início ao desassoreamento do primeiro lago do Parque Ecológico formado pelo Córrego do Barnabé. O serviço está sendo realizado pela equipe de Obras da autarquia, com estimativa de término da primeira fase em 30 dias úteis. Após o primeiro lago, o serviço seguirá até próximo a rotatória do Parque Ecológico, que dá acesso a alameda José Amstalden, com a limpeza de todo o canal.



A equipe do Saae precisou de oito dias para executar a ensecadeira, passagem de terra que garante que as máquinas tenham acesso ao centro do lago e assim iniciar a retirada do lodo que assoreia o Córrego do Barnabé.

Esse trabalho de retirada da lama vai aumentar a profundidade do lago, em cerca de dois metros e meio, o necessário para atingir a laje do fundo, garantindo assim um maior volume de água.



A manutenção dos mananciais da cidade é uma das prioridades do Saae, motivo pelo qual a Autarquia tem atentado para a necessidade de aproveitar os períodos de estiagem para desassoreamento e, assim, ampliar a oferta de água.

“O córrego do Barnabé recebe grande parte da água que escoa pelas ruas e galerias pluviais da cidade, em razão da sua topografia, fazendo com que ele fique assoreado com mais rapidez, sendo necessário seu desassoreamento para melhorar sua capacidade de reservação”, informa o superintendente do Saae, o engenheiro Pedro Salla.



Vale ressaltar que a limpeza desse lago é muito importante, pois ele é utilizado para captação e abastecimento público. Um motivo a mais para que a população colabore com o Saae evitando jogar lixo nas ruas, que acabam sendo levados para dentro do lago pela água da chuva, agravando o assoreamento.
  • Redator(es): DCS
  • Release N.º: 1343

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba