Campo do Jardim Paulistano será inaugurado e homenageia Raul Fernandes

Campo integra área de lazer do Parque do Jardim Paulistano, que conta ainda com quadra poliesportiva, playground, entre outros
17/11/2021 16:15h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Campo do Jardim Paulistano será inaugurado e homenageia Raul Fernandes

Figura ilustre e grande incentivador do futebol e do futsal amador de Indaiatuba, Raul Monteiro Fernandes será homenageado no próximo sábado (20), a partir das 8h, com a inauguração do Campo do Jardim Paulistano, que levará seu nome. A ocasião será marcada pela presença do prefeito Nilson Gaspar, autoridades, atletas e pela família de Raul Fernandes, conhecido pelo trabalho realizado no Centro Esportivo do Trabalhador. A programação conta com diversos jogos amistosos que marcam a abertura oficial de mais um campo em Indaiatuba.

“A homenagem é mais do que justa a esse grande incentivador do futebol e futsal amador de nossa cidade, conhecido pelos campeonatos regionais que organizava e também pelos bailes, que movimentavam o bar localizado dentro do Centro Esportivo do Trabalhador (CET)”, destaca o prefeito Nilson Gaspar.

“Querido e admirado por todos, Raul Fernandes foi figura importante no esporte amador de nossa cidade”, destaca o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos. “Seus campeonatos de futebol na categoria Veteranos e de futsal feminino movimentaram Indaiatuba e toda região, com muita qualidade e competividade”.

A homenagem foi oficializada por meio do projeto de Lei 7.608, de 28 de junho de 2021, de autoria do vereador Wilson José dos Santos. A programação da inauguração do Campo “Raul Monteiro Fernandes” tem início às 8h, com a participação de familiares, convidados, atletas e autoridades.

Na sequência, foram programadas diversas partidas amistosas. Às 9h, alunos dos projetos Esporte Cidadão e Juventude Esportiva, da Secretaria Municipal de Esportes, se enfrentam em diversas categorias. Às 11h, é a vez do futebol feminino, com a partida entre Esporte Clube Primavera e Union APS (Amigos para Sempre) Bolívia.

Por volta do meio-dia acontece mais um amistoso, desta vez entre atletas veteranos convidados que integraram as equipes que participaram dos campeonatos promovidos pelo homenageado no Centro Esportivo do Trabalhador.

Infraestrutura

O Campo “Raul Monteiro Fernandes”, localizado na Rua Martinho Luthero, no Jardim Paulistano, conta com quatro vestiários, sala de materiais esportivos, residência do caseiro, vestiário dos árbitros e um campo de futebol com medidas oficiais.

Neste espaço, além de jogos amistosos e do futebol amador da cidade, serão realizadas aulas de futebol de campo dos projetos Esporte Cidadão e Juventude Esportiva da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da equipe da Secretaria Municipal de Esportes.

O campo integra área de lazer do Parque do Jardim Paulistano, que conta ainda com quadra poliesportiva, playground, pista de caminhada, pista de skate, academia ao ar livre para Terceira Idade, lago para pesca, entre outras opções.

Homenageado

Marco Aurélio Fernandes, filho de Raul Fernandes, lembra com muito carinho da paixão que o pai nutria pelo esporte, em especial o futebol e o futsal. “Meu pai jogava futebol desde pequeno, em um time no Ipiranga, bairro em que moramos em São Paulo”, conta. “Acabamos vindo para Indaiatuba por intermédio de um tio. Meu pai era caminhoneiro, mas a família entendeu que seria melhor para todos se viéssemos para Indaiatuba. Isso foi há quase 35 anos atrás”.

Em um primeiro momento, Raul trabalhou em sociedade em um bar localizado na Rua Primo José Mattioni, no Jardim Eldorado, mas logo resolveu ter seu próprio negócio, assumindo então o bar do Centro Esportivo do Trabalhador. “Ali foram quase 30 anos de atividades. Meu pai saiu apenas na gestão de um ex-prefeito, mas logo retornou”, recorda Marco. “E logo que assumiu, começou a realizar torneios de futebol de campo e salão”.

No futebol de campo, se tornou referência na organização de campeonatos para veteranos. “Ele reunia dezenas de equipes, algumas até de fora de Indaiatuba, em um campeonato organizado e que todo mundo queria vencer”, ressalta o filho. “Também passou a organizar torneios de futsal feminino e creio ter sido um dos pioneiros em Indaiatuba e região”.

Junto às competições esportivas, Raul Fernandes promovia bailes que movimentavam os finais de semana no Centro Esportivo do Trabalhador. “Foram 20 anos ou mais de bailes, sempre movimentados”, relembra Marco, que agradece a homenagem. “Meu pai era apaixonado pelo futebol e ficamos muito felizes com essa lembrança”.

Raul Fernandes faleceu no final da tarde de 17 de dezembro, aos 77 anos, vítima de complicações causadas pela Covid-19.

• Redator(es): Fábio Alexandre