Dia Mundial da Luta Contra a Aids terá evento de testagem rápida para HIV e sífilis na quarta-feira no Boulevard da Cecap

Secretaria de Saúde estará com esta ação das 10h às 18h
30/11/2021 15:51h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba, em razão ao Dia Mundial do Combate à Aids, comemorado no dia 1º de dezembro, participará da 14ª Campanha Fique Sabendo 2021 – Tome uma atitude: Troque preconceito por respeito, campanha estadual que ocorre entre os dias 1º e 7 de dezembro. Em Indaiatuba a ação será realizada apenas na quarta-feira, 1º de dezembro, das 10h às 18h, no Boulevard da Cecap com a testagem de HIV e sífilis em todo público que se interessar em saber do seu status sorológico.

O Dia Mundial da Luta Contra a Aids é 1º de Dezembro, com o tema Tome uma atitude: Troque Preconceito por Respeito, mas no Brasil desde 2017 através da Lei 13.504/2017, se instituiu o Dezembro Vermelho, onde se trabalha este mês inteiro dedicado a atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O HIV/Aids é uma doença de transmissão sexual que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais (oral, anal e vaginal) desprotegidas (sem uso da camisinha), pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

A Campanha é uma ação de intensificação da testagem rápida junto às populações e vem sendo uma importante atividade para a erradicação do HIV/Aids. Promover o acesso aos teste rápidos, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico é parte essencial do enfrentamento da Aids.

A Campanha tem como objetivo estimular a população sexualmente ativa e que nunca realizou nenhum exame para conhecer sua situação sorológica, a realizar a testagem para o HIV, Sífilis, destacando a importância do diagnóstico precoce destes agravos.

Este ano a Campanha será realizada utilizando-se dos testes rápidos e sorologias convencionais e estará disponível em todos os serviços de saúde do município durante o período da Campanha.

A Equipe do SAE/CTA, de Indaiatuba, estará realizando uma ação de testagem rápida para o HIV e a Sífilis no Boulevard da Cecap no dia 1º de dezembro, das 10h às 18h, para toda a população que tiver interesse em conhecer seu status sorológico.

• Redator(es): Gabriel Beccari