Prefeito Nilson Gaspar e secretária de Saúde Graziela Garcia realizam visita técnica no Serviço de Verificação de Óbitos

• Publicação: 01/12/2021 15:12h
  • Redator(es): Gabriel Beccari

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

O prefeito, Nilson Gaspar (MDB), e a secretária de Saúde, Graziela Garcia, realizaram na manhã desta quarta-feira, 1º de dezembro, uma visita técnica nas novas instalações do prédio do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), localizado dentro do Cemitério Parque dos Indaiás. O serviço está em funcionamento em Indaiatuba e está localizado no Cemitério Parque dos Indaiás

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) é o responsável por determinar a causa do óbito, nos casos de morte natural, sem suspeita de violência, com ou sem assistência médica, sem esclarecimento diagnóstico e, principalmente aqueles para efeito de investigação epidemiológica. É de grande importância para a sociedade, uma vez que pode colocar em evidência os possíveis riscos à saúde que estarão surgindo, tanto os já conhecidos quanto os que não são comuns, ou ainda casos de uma doença nova em um determinado local. O seu objetivo é constatar o esclarecimento da causa da morte para aperfeiçoar a qualidade da informação sobre mortalidade, colaborando assim no aprimoramento da construção e implantação de políticas públicas de saúde.

Segundo o prefeito, Nilson Gaspar, este é um serviço que poucas cidades oferecem no Estado de São Paulo e no Brasil: “Nós investimos em políticas públicas que facilitam a vida das pessoas da nossa cidade. Este serviço, além de ser um serviço existente em poucas cidades, tem o objetivo de trazer praticidade em um momento delicado que merece rapidez. A verificação dos óbitos já por causas naturais, já é feita em Indaiatuba há algum tempo, mas agora em instalações novas com materiais novos”.