A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Fiec divulga balanço de atividades de 2021

Retomada das aulas presenciais e parcerias com secretarias municipais são os destaques do ano
02/12/2021 15:16h


Foto: Divulgação
Fiec divulga balanço de atividades de 2021

Em 2021, a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), completou 36 anos de história, e dentro do contexto municipal, é a principal responsável pela formação de mão de obra qualificada e inserção de jovens no mercado de trabalho. Além disso, a Fundação é destaque nacional por ser uma escola pública municipal referência em ensino técnico.



A Fiec oferece cursos técnicos nos eixos tecnológicos de Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação, Infraestrutura, Design, Segurança e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Através dos convênios com o Governo Federal, Prefeitura de Indaiatuba e empresas foi possível atender em 2021, cerca de 1.118 jovens e adultos do município.

Com a missão na qualificação profissional, a Prefeitura de Indaiatuba, financiou em 2021, o Vestibulinho, ofertando 400 vagas para alunos cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio, ou que já tenham concluído. Ofereceu ainda, 40 vagas para o curso superior de Tecnólogo em Processos Químicos e 140 vagas para o Cursinho Pré-Vestibular.



RETOMADA DAS AULAS 100% PRESENCIAIS

Em novembro de 2021, após 20 meses desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Fiec retomou as aulas 100% presenciais para 658 alunos matriculados, seguindo as recomendações dos órgãos de Saúde e Educação. Todos os alunos receberam orientações, além de termo de ciência e responsabilidade e o plano de retomada, contendo as medidas preventivas para a não disseminação de doenças, em especial a COVID-19.









NOVA GESTÃO

Sob a gestão do superintendente, José Geraldo Garcia, que assumiu em 2021 dando continuidade aos projetos já executados anteriormente, a Fundação passou por uma reforma na infraestrutura administrativa a fim de, realocar os departamentos para facilitar o acesso dos alunos principalmente à secretária acadêmica, coordenação e estágios.

Além disso, colaborou com diversos projetos das secretarias municipais e articulou projetos para a ampliação da qualificação profissional com os governos Federal e Estadual.



ESPAÇO CULTURAL MUSEU FERROVIÁRIO

Em janeiro, a Fiec através de uma parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, deu início às obras de melhorias na infraestrutura do museu para aumentar a segurança e a preservação. Foram realizadas reformas na parte elétrica, hidráulica, forros, calhas, madeiras, telhas e pintura do patrimônio histórico municipal. A locomotiva a vapor n° 10, fabricada em 1874 que pertenceu a D. Pedro II, também passou por uma restauração que foi acompanhada pelos técnicos e mecânicos da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). A previsão da reabertura do museu é em dezembro.

O Museu Ferroviário, conta com acervo de 500 peças e é considerado um dos mais importantes pontos históricos de Indaiatuba, recebe anualmente aproximadamente seis mil visitantes do Brasil e diversos países e ainda conta com o Acervo Virtual, que pode ser visitado através do site https://fiec.com.br/site/museu.



CAPACITAÇÃO E RECICLAGEM PARA SERVIDORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Na segunda quinzena de setembro a Fiec em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Prefeitura de Indaiatuba, deram início a capacitação e reciclagem para 700 profissionais da educação municipal, visando o pronto reconhecimento de acidentes infantis e atendimento a criança, informática e bom atendimento ao público em geral.

Divididos em 33 turmas, todos os profissionais receberão capacitação de, Cuidado e Proteção ao Bebê e Criança e Administração de Medicamentos Escolares. Já os cursos de Atendimento ao Cliente, Informática Administrativa e Prevenção de Doenças no Ambiente Escolar serão ministrados para servidores que executam as atividades em específico.

As aulas presenciais ocorrem nas duas unidades da Fiec, nos períodos da manhã e tarde, e vão até dezembro.



DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS

Para atender a demandas específicas da Secretaria Municipal de Esportes, alunos da Fiec desenvolveram, um aplicativo para a Associação dos Ciclistas de Indaiatuba, denominado “ACI Bike”, que controla o registro e o acompanhamento das ocorrências de roubos e furtos de bicicletas do munícipio. O aplicativo que também possibilita a consulta de rotas para a prática do ciclismo e reúne informações aos praticantes dessa modalidade, está em fase de testes na Associação.

Outro aplicativo também em fase de testes, é o “Torneios da Liga”, projeto de automatização e tratamento de regras ou condições específicas para os torneios de Futebol de Salão e Futebol de Campo para a Liga Regional Desportiva Indaiatubana (LIDI) e Liga Regional AIFA de Futsal (AIFA). A solução oferece os recursos de controle e gerenciamento que pode ser utilizada via internet através de computadores e dispositivos móveis, como celulares.



QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS DO CRAS

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, foi oferecido gratuitamente o curso de assistente administrativo, para 50 jovens, do programa Cras Jovem do Centro de Referência e Assistência Social do Município (CRAS).

O curso de qualificação, pertencente ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec /Novos Caminhos), do Governo Federal tem duração média de 160 horas.



A Fiec colaborou ainda, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, nas diretivas do PMVA (Programa Município VerdeAZul) do Governo do Estado de São Paulo, que visa estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, com o intuito de melhorar a pontuação de Indaiatuba no ranking das cidades.

Já com a Secretaria Municipal de Governo, além de, estreitar os laços com as empresas locais, foram cedidos espaços físicos para a realização de aulas dos cursos oferecidos pela secretaria em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).



EXECUÇÃO DE NOVOS PROGRAMAS

Para o ano de 2022, estão previstas novas parcerias com Governo Federal para a oferta de cursos do Programa Qualifica mais/Emprega Mais, e, com Governo do Estado de São Paulo para a execução do Programa NOVOTEC Integrado.















BALANÇO 2021



PARCERIA COM GOVERNO FEDERAL (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO) – NOVOS CAMINHOS

O programa criado pelo Ministério da Educação (MEC), com o intuito de impulsionar o ensino profissional no Brasil, visa garantir a melhoria no currículo de milhares de pessoas através de seus cursos gratuitos. Em 2021, por meio da parceria com o Programa Novos Caminhos a Fiec ofereceu através de processos seletivos, 210 vagas para os cursos técnicos de Administração, Edificações, Logística e Mecatrônica e 50 vagas para os cursos de Assistente Administrativo do Programa de Formação Inicial e Continuada- FIC.



VESTIBULINHO

Foram oferecidas por meio de processo seletivo, 400 vagas gratuitas (200 vagas por semestre), de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, para os cursos técnicos regulares de Administração, Análises Clínicas, Farmácia, Informática, Logística, Mecânica, Mecatrônica, Nutrição e Dietética e Química.



TECNÓLOGO

Foram oferecidas 40 vagas gratuitas para o Tecnólogo em Processos Químicos em 2021.



CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR

Em 2021, foram oferecidas 140 vagas gratuitas, para moradores de Indaiatuba matriculados no último ano do ensino médio da rede pública, que tenham cursado o ensino médio na rede pública ou tenham recebido bolsa integral em escola particular.

O curso semiextensivo, com carga horária de 400 horas, compõe a Lei Municipal Nº 7.168 de 21/08/2019, que tem como objetivo preparar os estudantes da rede municipal de ensino público, para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, demais provas e vestibulares para o ingresso no ensino superior.



CONVÊNIO EMPRESA SEW

Através de parceria firmada a Fiec foi escolhida para dar a qualificação técnica para 40 colaboradores da empresa SEW no curso de Mecânica. A entrega de certificados de conclusão de curso aconteceu em outubro de 2021.



EMPREGABILIDADE

A Central de Estágios mantém parceria com mais de 700 empresas privadas, Prefeitura de Indaiatuba e órgãos municipais. Em 2021, 221 estagiários foram inseridos no mercado de trabalho, em atividade profissional remunerada e não remunerada e cerca de 209 alunos foram encaminhados para vaga de emprego efetiva, por meio das vagas divulgadas pelas empresas no Portal do emprego.



FIEC E A COMUNIDADE

Além de ser referência em ensino técnico e pela formação de mão de obra qualificada em diversas áreas, a Fundação também oferece o Programa Fiec e a Comunidade, responsável pelo atendimento de mais de cinco mil pessoas anualmente e que promove ações sociais em:



- Inclusão digital

Um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado de São Paulo, conta com 12 Pólos em Indaiatuba. Devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as aulas foram suspensas em 2020, sendo retomadas em agosto de 2021. Ao todo 30 pessoas receberam certificação nos módulos básico e intermediário nos últimos dois meses.

O programa que fornece aos munícipes o acesso a informação, através de aulas com fundamentos básicos, intermediário e avançado de informática, também possibilita a inserção de alunos dos cursos técnicos no mercado de trabalho, já que estes são contratados como instrutores de informática para ministrar as aulas.



- Atendimento solidário

É realizado por professores e alunos do Técnico em Enfermagem e tem por objetivo atender pacientes em domicílio, que necessitam de assistência de enfermagem, promovendo o conforto, bem-estar e segurança ao paciente e a família e estimular o vínculo familiar à recuperação do paciente. Em 2021, foram realizados 35 atendimentos.



- Aluno Saudável

Serviço prestado a todos os alunos ingressantes nos cursos técnicos da Fiec, que passam por avaliação da pressão arterial, glicemia, dados antropométricos, cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), teste de bioimpedância, avaliação da acuidade visual, tipagem sanguínea, além de receberem orientações sobre hábitos de vida saudável com nutrição adequada e prática de esportes. Em 2021, foram atendidos 480 alunos.



- Doação de sangue

A Fiec realiza ações sociais, e uma das mais importantes e reconhecidas é a Campanha de Doação de Sangue, realizada em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Universidade de Campinas (Unicamp), e apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo normas da Unicamp.

De janeiro a outubro de 2021, 1.724 pessoas passaram pelo processo de triagem da campanha, sendo que, 561 pessoas participaram pela primeira vez. Nesse mesmo período foram coletadas 1.313 bolsas de sangue.
  • Redator(es): Wanielly Amorim
  • Release N.º: 1455

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba