Relações Institucionais

 

Notícias

Camerata Filarmônica Aprendiz e Jovem de Indaiatuba promove concerto natalino

  • Publicação: 06/12/2021 17:25h
  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 1467

Foto

Foto: Débora Simeão e Divulgação (detalhe)

A Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba apresenta no próximo domingo, dia 12, a partir das 18h, seu Concerto de Natal, com a participação da Camerata Filarmônica Aprendiz & Jovem de Indaiatuba e a participação especial da soprano Thayana Roverso e do barítono Vinícius Atique. Os ingressos devem ser trocados por um litro de leite longa vida no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela até sexta-feira, dia 10, das 8h às 17h. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O repertório mistura músicas sacras e populares. “Como temos um grupo jovem, procuramos misturar músicas sacras com arranjos mais populares, como New York, New York, de Fred Ebb e John Kander, que se imortalizou na voz de Frank Sinatra, para termos essa referência, para que os alunos conheçam a linguagem do jazz”, comenta a diretora artística e regente da Camerata, a maestrina Natália Larangeira. “E no final, eles adoraram”.

O concerto brinda uma temporada desafiadora para a Camerata. “Assim como em 2020, começamos a temporada online e passamos para o semipresencial, até voltarmos às apresentações presenciais”, afirma Natália. “Porém, o mais desafiador foi resgatar os jovens e leva-los de volta aos ensaios, após tanto tempo parados. Por isso, montamos esse repertório, que eles gostaram muito”.

Essa mistura de gêneros musicais foi uma constante na temporada da Camerata. “Isso nos permitiu fugir da hierarquização dos repertórios, ou seja, de arriscar e inserir músicas populares”, analisa a maestrina. “Assim, pudemos entender que música popular, com arranjos de qualidade, são tão boas e desafiadoras quanto músicas de concerto. Assim, reconquistamos os alunos e também o público”. O concerto conta ainda com Alexandre Cruz como regente assistente e coordenação pedagógica de Sabrina Passarelli.

Convidados

A soprano paulistana Thayana Roverso iniciou seus estudos de canto ainda criança na antiga ULM-Tom Jobim (atual EMESP - Conservatório Musical Tom Jobim). Aos 17 anos passou a receber orientação do renomado tenor Benito Maresca. Atriz, formou-se em canto aos 23 anos pela UniFiamFaam na classe do barítono Carmo Barbosa e obteve o grau de mestre em performance pelo Conservatório Francesco Venezze em Rovigo, Itália, sob orientação de Luisa Giannini e Marco Ricciarelli.

O barítono Vinícius Atique debutou em 2011 no Theatro Municipal de São Paulo em L’enfant et Les Sortilèges, de Maurice Ravel, sucesso de público e considerado pela crítica como o melhor espetáculo do ano. Em novembro do mesmo ano deu vida a Pantalon na estreia carioca de L’amour des Trois Oranges, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, considerado pelo jornal O Globo como um dos dez melhores concertos de 2011.

Desde então, integrou diversos espetáculos como solista de grandes obras sinfônicas em todo o Brasil, tendo realizado seu début internacional em 2018, interpretando Marcello, em La Bohème, de Puccini, no Teatro Colón, em Buenos Aires. Desde 2020, faz parte do duo Fábio Zanon e Vinícius Atique, com repertório erudito para voz e violão.

Esquema vacinal

Seguindo orientação da Resolução 166, de 4 de novembro de 2021, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para regulamentação de eventos no território estadual, tais como atividades culturais, esportivas e de lazer, deverão ser observados: exigência de comprovação de esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), ou pelo menos uma dose da vacina com apresentação de resultado negativo de teste para Covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes da realização do evento.

Menores de 12 anos devem respeitar a obrigatoriedade do uso de máscara e demais protocolos de prevenção à Covid-19, determinação válida para todo o público. Equipes da Camerata e da Secretaria Municipal de Cultura estarão a postos na entrada do evento para conferência dos dados.

REPERTÓRIO

Regência: Alexandre Cruz

Brendam McBrien – A Christmas Festival (Good King Venceslau, Deck the Halls, Here We Come A-Caroling)

Arcangelo Corelli – Concerto para a Noite de Natal (Arranjo: Todd Parish)

Regência: Natália Laranjeira

Tradicional – Coventry Carol (Arranjo: Brubaker)

Marcio Buzato – Festival Natalino 2 (Jesus Nasceu, Natal e Noite Feliz)

Solo: Thayana Roverso

Anônimo – Greensleeves (Arranjo: Michael Hopkins)

Charlie Adams – Noel (Arranjo: Rafael Vicole)

Solo: Thayana Roverso

Hugh Martin e Ralph Blane – Have Yourself a Merry Little Christmas (Arranjo: Calvin Custer)

Jule Styne – Let It Snow! (Arranjo: Jack Bullock)

Alan Menken – A Whole New World, tema do filme Aladdin

Solo: Thayana Roverso e Vinícius Atique

Fred Ebb e John Kander – New York, New York (Arranjo: John Witney)

Andrew Lloyd Webber – All I Ask of You, tema de O Fantasma da Ópera

Solo: Thayana Roverso e Vinícius Atique

Paul O’Neill e Robert Kinkel – Christmas Eve/Sarajevo

Robert Kerr – Jingle Bells Hoedown

CONCERTO DE NATAL

Com: Camerata Filarmônica Aprendiz & Jovem de Indaiatuba

Data: 12 de dezembro

Horário: 18 horas

Local: Museu Municipal 'Antônio Reginaldo Geiss’ (Casarão Pau Preto)

Endereço: Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro

Ingressos: trocar por um litro de leite longa vida

Onde trocar: Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela, das 8h às 17h (Rua das Primaveras, 210, Jardim Pompeia)


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba