Funssol divulga balanço anual e destaca mais de 30 toneladas de alimentos arrecadados

Mais de 15 mil peças de roupas foram doadas na Campanha do Agasalho de 2021
07/12/2021 16:23h

Foto: RIC/PMI

O balanço de 2021 do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Indaiatuba destaca o projeto Vacina Solidaria, realizado em parceria com a Secretária Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Esporte. A ação foi motivada pela pandemia que gerou um aumento de pessoas em vulnerabilidade social. A população que foi se imunizar, de março até agosto, foi convidada a contribuir com alimentos não perecíveis, itens de limpeza e higiene pessoal. Em cinco meses foi atingida a marca de 38 toneladas arrecadadas, que é 14 vezes mais do que foi recebido no ano anterior.

O Fundo Social continua recebendo doações de pessoas e empresas. Até a primeira semana de dezembro a Vacina Solidária contabilizou a arrecadação de cerca de 5.620 mil litros de leite, 339 pacotes de fraldas geriátricas, aproximadamente 8.203 cestas básicas, mais de 25 toneladas de produtos de limpeza e higiene pessoal, 1.800 quilos de aparas de tecido, 350 unidades de brinquedos e 627 unidades de cobertores novos. Também teve a doação de R$ 10 mil em vale compras do Supermercado São Vicente para repassar às famílias em vulnerabilidade social. E através da campanha desenvolvida pela Acácia Amarela foi conseguido o montante R$24.932,00.

Na Campanha do Agasalho foram doados às instituições, projetos sociais e famílias 15.216 peças de roupas e 1.263 cobertores novos. Neste ano a novidade ficou com os 463 kits de limpeza disponibilizados para a higienização das peças de roupas, com uma forma de levar mais dignidade às famílias contempladas com as roupas doadas.

Emergencialmente foram atendidas as famílias e distribuídos 2.966 pacotes de fraldas geriátricas. O Funssol realizou os repasses que contemplaram 30 projetos sociais e OSCs do nosso município.

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) parabenizou a população pela importância conquistada através das doações. “Só neste ano, a Campanha do Agasalho arrecadou mais de 15 mil peças, fora cobertores e itens de limpeza. O maior número de doações aconteceu no posto de coleta montado no Centro Esportivo do Trabalhador, com 38 toneladas de alimentos arrecadados. Graças à ajuda da população e, principalmente pelo excelente trabalho do Funssol e da Assistência Social, as contribuições foram recebidas e repassadas às pessoas em vulnerabilidade”, comentou.

Ainda neste contexto foram executadas as ações como a Páscoa Solidária, com a entrega de 2.400 ovos para entidades e projetos sociais do nosso município; 40 enxovais completos foram repassados à Instituição Casa da Mulher Anália Franco e entregues outros 90 enxovais às gestantes com baixa renda.

Mãos Dadas

O Mãos Dadas tem como objetivo criar, articular e formatar campanhas e doações visando atender a Projetos Sociais, OSCs e famílias do nosso Município que encontram em vulnerabilidade social. Itens como alimentos cestas básicos, fraldas geriátricas, fraldas de bebê, brinquedos, material de higiene pessoal, material de limpeza e enxoval para bebês. Neste ano foram arrecadadas mais 15 mil peças de roupas.

Geração de Renda

No Geração de Renda deste ano foram expostas peças confeccionadas nos anos anteriores, a fim de fortalecer o trabalho realizado dentro deste projeto. Contou com exposições no Paço Municipal como a da Páscoa e Dia das Mães, além dos trabalhos feitos por alunos de escolas do município para demonstrar importância dos profissionais da Saúde, que foi exibido no mês de agosto.

Oficinas e atividades

Já no dia 04 de outubro o Funssol retornou gradativamente as atividades, por meio de um projeto piloto, composto por 24 oficinas de culinária e costura que beneficiou 214 alunos. Também, foi feito o primeiro Bazar do Desapego no Centro Comunitário da Castelo Branco. Para finalizar o ano acontecerá o Bazar de Natal no Paço municipal entre os dias 13 e 17 de dezembro.

Projeto Vida Feliz

Voltado para o trabalho com idosos, com objetivo da melhora da qualidade de vida, oportunidades, lazer, informação e bem estar físico e mental, o projeto Vida Feliz, retornou este ano de forma gradual. A volta ocorreu no dia 1º de outubro com a realização de uma missa de ação de graças celebrada na Paróquia Santa Rita para aproximadamente 250 idosos. Todos os protocolos de segurança foram seguidos.

As aulas disponíveis foram as de dança terapia, dança ritmos, dança circular, teatro, alongamento, roda de conversa e grupo de tricô. Neste regresso participaram das atividades 440 idosos de forma ativa. No momento, devido à pandemia, as atividades dos grupos de Terceira Idade não voltaram a normalidade, porém a previsão é que retorne em 2022.

De acordo com a presidente do Funssol, Maria das Graças de Araújo Mássimo, foi um desafio estar à frente do Fundo Social de Solidariedade em meio a pandemia, mas também gratificante ver a solidariedade neste momento delicado. “Desde o ano passado estamos lidando com o cenário incerto da pandemia. Esse momento deixou muitas pessoas em vulnerabilidade social. Pararam os projetos, mas vimos como o indaiatubano é solidário e disposto a ajudar o próximo, mesmo no meio de uma crise como esta. Só tenho a agradecer pela colaboração de nossa comunidade em nossas ações. Conseguimos ajudar as pessoas que estavam em vulnerabilidade graças ao empenho de cada cidadão. Muito obrigada a todos e ao prefeito que acredita no nosso trabalho”, concluiu.
  • Redator(es): Alyne Cervo