Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável forma novos alunos do Projeto Educação Alimentar

08/12/2021 10:45h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

No início da tarde da última terça-feira (7), os alunos do Projeto Educação Alimentar do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans), participaram da formatura que encerrou as atividades de 2021. 24 alunos receberam das mãos do secretário de Assistência Social, Hélio Ribeiro os certificados de conclusão do curso.

Participaram da cerimônia também a secretária adjunta, Viviane Barnabé e o diretor do Cresans, Victor Bonequini. A Orquestra de Viola Caipira da Secretaria de Cultura se apresentou para os formandos.

Os participantes do curso de Educação Alimentar receberam durante 3 meses aulas semanais, onde houve atendimento nutricional com avaliação física, exames bioquímicos, elaboração de plano alimentar e aulas em grupo na Cozinha Experimental.

Os resultados adquiridos foram a redução de peso, assim como ganho de peso na desnutrição, tratamento nutricional no câncer, redução nas taxas de glicemia, colesterol, triglicerídeos, ácido úrico, além do combate ao desperdício de alimentos e estímulo a um processo constante de aprendizagem sobre a alimentação adequada e saudável, qualidade de vida, elevação da autoestima, fornecimento de vínculos comunitários e alternativas de geração de renda.

O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans) tem como objetivo trabalhar em defesa e promoção do direito humano básico à alimentação. Para tanto executa os Projeto Educação Alimentar – capacitação, conhecimento e acesso à alimentação saudável garantindo melhor qualidade de vida; Despertar – palestras mensais com o objetivo de facilitar o acesso de informação sobre a prática de hábitos alimentares saudáveis e fornecimento de cestas básicas. Mãos Dadas – atua como órgão receptor, selecionador e distribuidor de recursos materiais provenientes de articulação, captação e efetivação de parcerias do Fundo Social de Solidariedade (FUNSSOL) às entidades assistenciais devidamente inscritas nos conselhos municipais.

• Redator(es): Gabriel Beccari