Cultura inaugura Núcleo Musical Nabor Pires Camargo no espaço do Casarão

Projeto foi criado para valorizar e preservar o Choro e outro estilos musicais
13/12/2021 13:44h

Foto: Divulgação/RIC-PMI
Cultura inaugura Núcleo Musical Nabor Pires Camargo no espaço do Casarão

Criado com a finalidade de promover educação musical como forma de valorizar, difundir e preservar a cultura local relacionada ao Choro e outros estilos musicais, o Núcleo Musical Nabor Pires Camargo será inaugurado na quarta-feira, 15 de dezembro, às 19h30, no Casarão Pau Preto, que também será sede do projeto, gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura. O evento contará com shows dos grupos Até Jazz Sexteto e Manteiga de Garrafa. A entrada é franca.

Com a novidade, a Cultura, que já desenvolve um extenso trabalho voltado à música erudita, estenderá as vivências musicais também para o choro, jazz, samba e MPB (Música Popular Brasileira). “O Núcleo Musical Nabor Pires Camargo será mais uma opção para quem quiser aprender música em Indaiatuba, não apenas o choro, mas outros gêneros da Música Popular Brasileira”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho.

O Núcleo terá aulas teóricas e práticas de instrumentos, workshops, apresentações artísticas, rodas musicais, troca de saberes, vivências e intercâmbio cultural. Também promoverá oficinas permanentes na área do choro e outros estilos musicais, visando a formação de músicos para divulgar e manter vivo o legado de mestres como Nabor Pires Camargo e outros.

Um dos objetivos do Núcleo será organizar e promover a ‘Semana Nabor Pires Camargo’, que integra o calendário cultural do município, e que será realizado anualmente dentro da programação do Maio Musical, com o objetivo de divulgar a vida e as obras de Nabor Pires Camargo. O Casarão Pau Preto fica na Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro.

Atrações

A inauguração do Núcleo Musical Nabor Pires Camargo contará com shows dos grupos Até Jazz Sexteto e Manteiga de Garrafa. O Até Jazz surgiu com o objetivo de difundir a boa música e torná-la acessível ao público com um show divertido e descontraído.

O grupo busca disseminar o Jazz, Funk, Blues e a nossa boa Música Brasileira e conta com músicos experientes como: Eduardo Freire (trompete), Mari Cecconello (voz e kazoo), Eduardo Gobi (piano), João Paulo Simão (percubo e bateria compacta), Gustavo Mazon Finessi (baixo acústico) e a participação especial de Weber Marely no saxofone.

O Manteiga de Garrafa é um grupo de Choro em sua forma tradicional de instrumentação e sonoridade que busca fortalecer e disseminar essa cultura brasileira instrumental. Seu repertório musical percorre desde os mais antigos chorões, tais como Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, passando pelos consagrados Pixinguinha e Jacob do Bandolim até os modernos choros de Paulinho da Viola. Tem como grande inspiração o célebre regional “Época de Ouro” de Jacob do Bandolim.

Formado por Rafael Yasuda (bandolim e violão tenor), André Ribeiro (pandeiro e violão), Daniel Bueno (violão de 7 cordas) e Bruna Takeuti (cavaquinho), o grupo se formou através dos encontros em meio às tradicionais rodas de choro que acontecem em Campinas e região e desde 2015 vem atuando nesse cenário musical.

O grupo receberá como convidada a clarinetista Damares Gomes. Natural de Osasco, iniciou os estudos de clarinete com 12 anos de idade na Escola Municipal de Música, em Nova Odessa. É formada em clarinete erudito e popular no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí e em Licenciatura em Música na Universidade Metodista de Piracicaba.

Ocupa o posto de Primeiro Clarinete na Banda Sinfônica Municipal ‘Prof. Gunars Tiss’, de Nova Odessa e na Banda Sinfônica Municipal ‘Dorival Gomes Barroca’, de Sumaré. É também clarinetista no Grupo de Choro ‘Chiquinha Gonzaga’.

Esquema vacinal

Seguindo orientação da Resolução 166, de 4 de novembro de 2021, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para regulamentação de eventos no território estadual, tais como atividades culturais, esportivas e de lazer, deverão ser observados: exigência de comprovação de esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), ou pelo menos uma dose da vacina com apresentação de resultado negativo de teste para Covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes da realização do evento.

Menores de 12 anos devem respeitar a obrigatoriedade do uso de máscara e demais protocolos de prevenção à Covid-19, determinação válida para todo o público. Equipes da Secretaria Municipal de Cultura estarão a postos na entrada do evento para conferência dos dados.

• Redator(es): Fábio Alexandre