IBGE abre processo seletivo em Indaiatuba com 217 vagas para recenseadores do censo demográfico 2022

Serão disponibilizadas 24 vagas para Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor no município
16/12/2021 11:18h

Foto: Divulgação/RIC-PMI

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Governo, informa que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre o processo seletivo para a contratação de 217 Recenseadores, para a realização o censo demográfico 2022 no município. Serão 20 vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS), quatro vagas para Agente Censitário Municipal (ACM) e duas vagas para Agente Censitário de Administração e Informática (Acai).

O cargo de Recenseador exige o nível de escolaridade fundamental completo. O contrato de trabalho não requer uma jornada diária fixa. Respeitando o mínimo de 25 horas semanais e os melhores momentos para visitar os domicílios, o candidato pode definir seus horários de trabalho. A taxa de inscrição é de R$57,50.

O valor da remuneração do Recenseador irá depender da sua produção, variando principalmente de acordo com o tempo diário e semanal dedicado ao trabalho e o grau de facilidade/dificuldade encontrado na abordagem aos domicílios. O candidato poderá simular valores de remuneração por meio de link disponível no endereço https://censo2022.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-deremuneracao.html.

Já para as vagas que exigem o nível de escolaridade de ensino médio completo como os de ACM e ACS, que as vagas totalizam 24 vagas, a taxa de inscrição é de R$60,50. A remuneração varia de: R$ 1.700,00 até R$ 2.100,00.

Referente ao cargo de Agente Censitário de Administração e Informática, a taxa de inscrição será de R$ 44,00. As inscrições devem ser realizadas até dia 10 de janeiro pelo: www.ibfc.org.br e a prova acontecerá no dia 20 de fevereiro de 2022. O valor de remuneração é de R$1.700,00. O edital está disponível no mesmo endereço eletrônico.

Para os outros cargos as inscrições já estão abertas e serão realizadas até o dia 29 de dezembro às 16h pelo link: https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21, no mesmo link está disponível o edital e conteúdos referentes às provas que acontecerão no dia 27 de março de 2022. O candidato poderá obter mais informações referentes ao Concurso Público por meio do telefone 0800-2834628 ou pelo e-mail ibgepss21@fgv.br.

Sobre o Censo

O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países, estados e municípios.
  • Redator(es): Alyne Cervo