Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura realiza webinar sobre revisão do Plano de Saneamento Básico

  • Publicação: 16/12/2021 16:34h
  • Redator(es): Lincoln Franco
  • Release N.º: 1532

Foto

Foto: Divulgação RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) realizam na terça-feira (21), às 14h, o webinar “Elaboração da Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico”. Promovido pelo Grupo Novaes especializado em saneamento, o link de acesso é https://youtu.be/eIDFT_JJI3M. No encontro, a população pode tirar dúvidas sobre o Saneamento Básico do município, apresentar sugestões e com isso começa a ser editado um diagnóstico municipal. As mensagens serão tratadas por profissionais da área. É importante também preencher o questionário disponível no site www.saneamentoindaiatuba.com.br.

A Prefeitura iniciou em 27 de agosto deste ano a revisão do Plano com objetivo principal de ampliar a universalização dos serviços no município. O resultado será melhoras importantes na saúde e qualidade de vida do cidadão. Essa iniciativa auxilia a Gestão Pública na obtenção de recursos financeiros junto ao Governo Federal.

Enquanto os números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) apontam que no país, em 2019, a coleta de esgoto ficou em 61%, o tratamento em 49% e a água tratada em 92% nas áreas urbanas; em Indaiatuba 98% da população recebe água tratada e 70% do esgoto coletado é tratado. Além disso, na Indsat, pesquisa de satisfação dos moradores, tanto o abastecimento como a qualidade de água são destaques com “alto grau de satisfação”.

Investimentos

O desenvolvimento do setor na cidade tem ocorrido por meio de grandes investimentos. Um deles foi a instalação da Barragem com Rio Capivari-Mirim, no final de 2018, com capacidade para armazenar 1,3 bilhão de litros de água. O barramento demonstrou eficiência com a manutenção do abastecimento no período de estiagem deste ano, que foi o maior registrado desde a crise hídrica de 2014. Como resultado, Indaiatuba sequer precisou realizar rodízio de fornecimento.

Outra obra de destaque foi a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Mário Araldo Candello. A unidade entrou em operação no ano de 2020 e permite que o tratamento alcance até 100% de tudo o que é coletado.



Serviço

Webinar: “Elaboração da Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico”

Horário: 14h

Link para participação: https://youtu.be/eIDFT_JJI3M.




Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba