A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Terceira fase do seccionamento de linhas do transporte coletivo urbano começa na próxima segunda-feira (24)

Seis novas linhas terão redução de trajeto e aumento de oferta de horários
20/01/2022 10:13h


Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI
Terceira fase do seccionamento de linhas do transporte coletivo urbano começa na próxima segunda-feira (24)

A Prefeitura e a SOU Indaiatuba informam que a terceira fase do seccionamento de linhas do transporte coletivo urbano do município será implantada a partir da próxima segunda-feira (24). A proposta é ampliar a oferta de viagens dividindo as linhas que possuem demanda alta e trajeto extenso em viagens mais curtas. Desta vez, a mudança será realizada nas linhas 301, 302, 306, 310, 312 e 313 e beneficiará, diretamente, cerca de 3,5 mil usuários por dia.

O projeto de seccionamento do transporte coletivo do município é parte integrante das diretrizes estabelecidas na Lei nº 6.821/17 de 9 de novembro de 2017, que instituiu o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. O objetivo da Administração Municipal é promover maior eficiência e qualidade ao serviço. Com a medida é possível diminuir o tempo de espera no ponto de ônibus.

Da mesma forma que nas fases anteriores, os usuários dessas linhas poderão fazer o antigo trajeto completo por meio da integração e o pagamento de uma única tarifa, com a utilização do cartão do transporte.

O trajeto atual da linha 301 é Vila Mercedes - Tancredo Neves - Distrito Industrial. A partir do dia 24 de janeiro, a linha fará a ligação Praça Dom Pedro/Terminal Central - Distrito Industrial/Tancredo Neves. O atendimento ao Bairro Mercedes passará a ser realizado pela linha 310.

A linha 302, que faz Castelo Branco - Vila Furlan, passará para Castelo Branco/Caminho da Luz - Terminal Central, com aumento nesse trecho de dez para 21 viagens, atendendo o Parque São Lourenço e ampliando a oferta de transporte coletivo no parque industrial dessa região. Os horários dessa linha que saíam do Terminal João Pioli serão atendidos pela linha 307.

A 306, que faz Nove de Julho - Parque São Lourenço, passará para praça Dom Pedro/Terminal Central ao Parque Corolla/Tancredo Neves, ampliando de nove para 15 viagens dia útil nesse trajeto. Já o trecho do Parque São Lourenço será atendido pela linha 302.

Com o seccionamento, a linha 310 (Jardim Oliveira Camargo - Mercedes/Mini Hospital) fará itinerário do bairro Oliveira Camargo até o Terminal Central, passando pelo bairro Mercedes para suprir a alteração da linha 301, totalizando 33 viagens dia/útil. O trecho entre o Mini Hospital e o Centro será atendido pela criação da linha 310.1, com 21 viagens dia/util.

Já a linha 312 (Jardim Oliveira Camargo - Rua dos Indaiás) fará a ligação apenas do Terminal Central ao Mini Hospital/Tancredo Neves, totalizando 18 viagens dia útil.

Atualmente, as duas linhas, 310 e 312, fazem 36 viagens dia útil, sendo 19 da linha 310 e 17 da 312. A partir do dia 24 passarão a fazer 72 viagens dia útil, considerando 33 viagens da 310, 21 da 310.1 e 18 da 312.

Na linha 313, que fazia Colinas via Jardim Europa – Veredas, o novo itinerário será do Jardim Europa/Colinas/Veredas até o Terminal Central, com um total de 23 viagens dia útil. O então trecho entre a praça Dom Pedro/Terminal Central e Parque Corolla/Jardim São Conrado será atendido pela criação da linha 313.1, com um total de 20 viagens dia útil. Desta forma, a linha 313 que fazia apenas 20 viagens dia útil, com a criação da 313.1 passará para 43 viagens, atendendo de forma mais abrangente os usuários dos respectivos bairros.

A partir do dia 24, todos os trajetos poderão ser conferidos no site https://souindaiatuba.com.br/linhas-e-horarios/ ou no aplicativo SOU – Sistema de Ônibus Urbano, disponível na Apple Store e na Google Play.



Integração

Com o seccionamento todas as linhas farão integração entre si, sempre no sentido horário. Embora o sistema de bilhetagem permita a integração temporal em qualquer ponto da cidade, o Departamento de Transportes da Secretaria Municipal de Administração avisa que a baldeação específica dessas linhas seccionadas ocorrerá no Terminal Central localizado no Ponto Cidadão.

O tempo de integração somente para os passageiros das linhas 301, 302, 306, 307, 310, 310.1, 312, 313 e 313.1 será ampliado, passando dos atuais 60 minutos para 80 minutos, a partir da entrada no primeiro carro.



Cartão obrigatório

Para fazer a integração sem custo adicional para o passageiro é necessário fazer o cartão de transporte no guichê da SOU Indaiatuba localizado no Ponto Cidadão. A emissão da primeira via é gratuita e os créditos são recarregados pelos usuários conforme a utilização.

Além de facilitar o acesso dos passageiros no transporte coletivo, o cartão permite controle de entrada e saída e evita o manuseio de cédulas de papel e moedas utilizadas no pagamento.

Para fazer o cartão é necessário apresentar o RG, CPF e um comprovante de endereço. O atendimento no guichê da SOU Indaiatuba ocorre de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.



Novos itinerários:

• 301 – Praça Dom Pedro/Terminal Central - Distrito Industrial/Tancredo Neves. O Bairro Mercedes será atendido pela linha 310;

• 302 – Castelo Branco/Caminho da Luz – Terminal Central. Os horários com saída do Terminal João Piolli serão atendidos pela linha 307;

• 306 - Praça Dom Pedro/Terminal Central x Parque Corolla/Tancredo Neves;

• 310 – Jardim Oliveira Camargo/Jardim Primavera – Terminal Central. Trecho terá novo itinerário dentro da bairro para torna-lo mais rápido;

• 310.1 (linha nova) – Mini Hospital – Terminal Central, atendendo a demanda do trecho bairro x centro saindo do Jardim Morada do Sol e vice-versa;

• 312 – Terminal Central/Prefeitura – Mini Hospital/Tancredo Neves;

• 313 – Jardim Europa/Colinas/Veredas – Terminal Central;

• 313.1 (linha nova) – Praça Dom Pedro/Terminal Central – Parque Corolla/Jardim São Conrado atendendo a demanda do trecho bairro x centro saindo da Morada do Sol e vice-versa.



Oliveira Camargo

O Departamento de Transportes informa, ainda, que o itinerário atual da linha 310, exclusivamente no bairro Jardim Oliveira Camargo, deixará de ser circular e passará a ser ida e volta, o que significa que não será necessário o embarque dos usuários na chegada ao bairro, apenas no retorno.

O itinerário no sentido bairro x centro - Jardim Oliveira Camargo/Jardim Primavera será o seguinte: PONTO INICIAL: Jardim Oliveira Camargo, rua Manoel Francisco Ribeiro Garcia, rua Antônio Brega, rua Natália Brisighele Perini, rua Pedro Antônio, rua Yorico Gonçalves, Marginal Norte, Viaduto, Ruas dos Indaiás, Rodoviária, VILA BRIZOLA: rua Embira, Rua do Badim, rua Paulo Vacilotto, VILA MERCEDES: rua Primo José Mationi, rua Maria Paratello Barnabé, rua Salvador Castilho, rua João Baptista D’Alessandro, rua Pederneiras, rua Profª Suzana Benedita Gibo Aires, JARDIM PRIMAVERA: rua Nova República, rua Salto, VILA FURLAN: rua Groelândia, avenida Visconde de Indaiatuba, PARQUE SÃO LOURENÇO: avenida Conceição, CIDADE NOVA: avenida Presidente Vargas, avenida Presidente Kennedy, Rua dos Andradas, rua Dom Idelfonso Stelle, avenida Major Alfredo de Camargo Fonseca, avenida Presidente Vargas, rua Vinte e Quatro de Maio, PONTO FINAL: Terminal Central (Ponto Cidadão).

O itinerário da volta no sentido centro x bairro - Terminal Central (Ponto Cidadão) /Jardim Oliveira Camargo será: PONTO INICIAL: avenida Presidente Vargas, rua Tuiuti, avenida Presidente Kennedy, avenida Presidente Vargas, PARQUE SÃO LOURENÇO: avenida Conceição, VILA FURLAN: avenida Visconde de Indaiatuba, rua Itu, VILA MERCEDES: rua Pederneiras, rua João Baptista D’Alessandro, rua Salvador Castilho, rua Takashi Fujiwara, rua Primo José Mationi, rua Reverendo Wilibaldo Peralta Alves, VILA BRIZOLA: Rua dos Indaiás, Viaduto, Marginal Norte, JARDIM OLIVEIRA CAMARGO: rua Yorico Gonçalves, rua Pedro Antônio, rua Natália Brisighele Perini, rua Manoel Francisco Ribeiro Garcia, PONTO FINAL: JARDIM OLIVEIRA CAMARGO.



Serviço

Divisão das linhas 301, 302, 306, 310, 312 e 313 e criação das linhas 310.1 e 313.1

Data: A partir do dia 24 de janeiro

Importante: o cartão de transporte será obrigatório para fazer a integração.

Onde fazer: Ponto Cidadão - avenida Presidente Vargas, 125 (antiga Rodoviária). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 59

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba