Saae inicia desassoreamento de novo trecho do córrego do Barnabé

• Publicação: 24/02/2022 15:17h
  • Redator(es): Marco Matos - DCS

Foto: DCS/Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) deu início a nova etapa de desassoreamento do Córrego do Barnabé, importante manancial de abastecimento de Indaiatuba, além de formar um dos cartões postais de Indaiatuba, o Parque Ecológico

A obra está sendo executada próximo ao Chafariz, em um trecho de 256 metros de comprimento, onde será aprofundado dois metros, em média, limite determinado pelo leito rochoso que compõe o fundo da lagoa.

Para executar o serviço da retirada da lama e detrito, foi construída uma passagem de terra que garante que as máquinas tenham acesso ao centro do lago, chamada ensecadeira, para possibilitar a limpeza e aprofundamento, garantindo mais reservação de água.

Por estar em perímetro urbano e cortar boa parte do município, o córrego precisa ser frequentemente desassoreado, principalmente por receber grande parte das águas pluviais que trazem lixo das ruas e galerias.

“Estamos limpando as lagoas que compõem o cartão postal de Indaiatuba e é importante que a população não jogue lixo nas ruas e armazene corretamente os materiais de construção”, adverte o superintendente do Saae, engenheiro Pedro Claudio Salla.