Saae faz a recuperação de nascente no jardim Itamaracá

• Publicação: 14/03/2022 09:11h
  • Redator(es): Marco Matos - DCS

Foto: DCS/Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), dando sequência ao Programa de Recuperação de Nascentes e Sustentabilidade Hídrica do Município fez a recuperação da nascente localizada no parque localizado no Jardim Itamaracá.

O trabalho teve início com a localização da nascente que foi escavada e limpa. Foram usados 120 mourões de eucalipto tratado, pedras e pedriscos para fazer uma trilha ecológica que além de garantir o acesso formou curvas de nível que protegem o solo contra a erosão.

Tais ações além de promover a proteção e a melhora estética do espaço, educam e orientam os visitantes que se utilizam do espaço, criando um caminho que evita a compactação do solo que pode levar a sua extinção e permite o desenvolvimento natural da vegetação nativa.

Nos últimos seis anos, o SAAE realiza serviços de preservação e recuperação em todas as nascentes e promove sua manutenção periódica.

Na manutenção são realizados serviços de controle de mato, manutenção no entorno das nascentes, replantio, controle de formigas e de espécies invasoras dominantes, adubação, controle de processos erosivos, e orientação ao proprietário rural quanto às boas práticas de uso e de manejo das Áreas de Preservação Permanente (APP).