Prefeitura de Indaiatuba realiza treinamento da Central de Libras para profissionais da saúde

Indaiatuba é a primeira cidade a disponibilizar o serviço em setores privados
14/03/2022 14:59h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Na manhã da última sexta-feira (11), a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, realizou o treinamento da Central de Libras para os profissionais que prestam atendimento ao público. Na ocasião, a intérprete da Icom, empresa desenvolvedora do sistema de tradução, Andréa Venancino, fez a demonstração e tirou dúvidas de mais de 180 pessoas. Participaram da palestra recepcionistas, enfermeiros, técnicos, coordenadores e agentes comunitários que atuam nas unidades de saúde pública municipal.

De acordo com a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Dra. Graziela Milani, essa iniciativa aborda a importância da qualificação destinada à área da saúde. “Esse treinamento é muito importante para aumentar a acessibilidade das pessoas com surdez. Então, na última sexta feira, dia 11 de março, nós começamos o treinamento da área da saúde. Realizamos uma palestra que contou com 183 profissionais que estão diretamente ligados ao atendimento na saúde pública do município, com objetivo de capacitá-las para receber o surdo que chegar às unidades”, explica.

A ideia é que mais treinamentos sejam realizados para atender a demanda de pessoas que buscam serviços em todas as áreas. “Nós pretendemos expandir esse treinamento para outras áreas. Para os bancos e para outros atendimentos na cidade. E, inclusive, quem desejar receber esse treinamento pode entrar em contato com a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação”, conclui a secretária.

No último dia 24 de fevereiro, a Central de Libras foi expandida para toda a cidade em setores públicos, comércios, indústrias e de serviços. Indaiatuba é a primeira cidade do estado a disponibilizar o serviço em setores privados. A iniciativa promove a inclusão da pessoa surda por meio de mais de 150 intérpretes que realizam a tradução simultânea por vídeo chamada, com a utilização do aplicativo subsidiado pela Prefeitura.

Sobre a Central de Libras

A implantação da Central de Libras no município foi idealizada a partir da Lei nº 7.211, de autoria da vereadora Silene Carvalini. A Lei propõe a criação de uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Guias Intérpretes para surdos, a Central de Libras.
  • Redator(es): Alyne Cervo