Em comemoração ao Dia Mundial da Água Saae lança campanha

Proposta é destacar a importância do Córrego do Barnabé e notabilizar os mananciais
16/03/2022 16:46h

Foto: DCS/Saae
Em comemoração ao Dia Mundial da Água Saae lança campanha

Em 22 de Março é comemorado o Dia Mundial da Água com o tema “Valorizar a Água é Preservar a Vida”, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) destaca esse ano, a importância dos mananciais de Indaiatuba, com destaque ao Córrego do Barnabé, curso hídrico que mantém a preservação do meio natural do Parque Ecológico de Indaiatuba, um dos principais pontos turísticos do Município e que completa, em 2022, 30 anos de sua inauguração. O Parque Ecológico foi projetado pelo arquiteto e designer, Ruy Ohtake.

A proposta da Autarquia, a partir deste tema, é mostrar à população a necessidade da consciência ambiental e a preservação e proteção dos recursos hídricos do planeta e contar um pouco da história do Córrego do Barnabé, que em seus 11 quilômetros de extensão, atravessa todo o Parque Ecológico e desagua no seu afluente, o Rio Jundiaí. A união deles transformou o local em um dos cartões postais da cidade.

QRCode

Para a divulgação da Campanha “Valorizar a Água é Preservar a Vida”, o departamento de Comunicação do Saae desenvolveu uma cartilha sobre o Córrego que estará disponível digitalmente nas peças publicitárias e mídias sociais da autarquia, através de um QRCode (código de resposta rápida). Com isso, o material institucional poderá ser lido pelas câmeras da maioria dos celulares. A ideia do QR Code vem de encontro com a proposta do Saae com relação ao meio ambiente, procurando soluções eficientes e sustentáveis para informar sem necessidade de utilizar papel.

Mananciais

Indaiatuba tem sete mananciais para abastecimento. Além do Córrego do Barnabé, tem a Represa no Rio Capivari-Mirim, Represas do Morungaba e do Cupini, Ribeirão Piraí, Córrego do Batatinha e Rio Jundiaí.

Mas é a partir do Córrego do Barnabé que é possível pensar como tudo começou e porque ele faz parte do desenvolvimento de Indaiatuba. Segundo consta na cronologia do Município, no século XVIII, foi na foz do Córrego, que nasceu a cidade de Indaiatuba, quando o manancial era conhecido como Ribeirão Votura.

A cidade cresceu e hoje ao entorno do Parque Ecológico, cortado pelo Córrego Barnabé, se ergueram prédios, residências, comércios, a Prefeitura de Indaiatuba e muitos pontos conhecidos do Município, transformando o local em um espaço para diversas vertentes de lazer, cultura e esportes. O espaço é um dos pontos preferidos de encontro de amigos e famílias.

O tema água tem sido debatido há anos e precisa continuar sendo ressaltado para que as próximas gerações saibam valorizar esse bem tão precioso. O Superintendente do Saae, Eng. Pedro Claudio Salla, ressalta que a água é o recurso natural mais essenciais para a sobrevivência da vida no planeta. “Nosso objetivo quando destacamos o Córrego do Barnabé nessa campanha, é reforçar para todas as gerações a importância de todos preservarem e cuidarem dele, que está todo em perímetro urbano e mais sujeito ao lixo e aos descartes irregulares que acabam poluindo”, destaca Salla.

O superintendente faz ainda um alerta: “Vamos pensar como seria nossa vida se não tivéssemos água para beber, cozinhar e tomar banho. A água faz parte do nosso dia-a-dia, sendo elemento essencial para todos os seres vivos do planeta. Assim, pequenas atitudes de cada cidadão são essenciais para a preservação dessa importante fonte de riqueza da natureza”, conclui.

Plantio

Para marcar da data em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, terça-feira, o Saae e a Prefeitura de Indaiatuba promovem um plantio de árvores com os alunos da EMEB Prof. João Batista de Macedo. A previsão é que participem 60 crianças do 5º ano (Fase Inicial).
  • Redator(es): Marco Matos e Renata Coutinho